Página inicial > Notícias > Eliene Soares propõe realização de convênio entre prefeitura e CIEE para oferta de estágios em Parauapebas

Por meio da Indicação nº 61/2024, a vereadora Eliene Soares (MDB) propôs ao prefeito Darci Lermen que dialogue com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para viabilizar a implantação de um polo da entidade em Parauapebas com finalidade de mediar à oferta de estágios na administração pública municipal.

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 20h19

Eliene Soares - MDB

Na justificativa da proposição, a parlamentar relatou que o CIEE é uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e multicultural, referência no Brasil, e que há 60 anos possibilita que jovens em situação de vulnerabilidade sejam apoiados e conheçam seus direitos, bem como se capacitem e ingressem no mundo do trabalho. E destaca que em Parauapebas há uma grande demanda de estudantes para estagiar, tanto no Ensino Médio quanto em universidades.

Como o CIEE é uma entidade com características jurídicas especiais e sua implantação requer o cumprimento de várias condicionantes, Eliene Soares sugeriu que a prefeitura firme um termo de cessão não-onerosa com o CIEE para ceder-lhe um espaço físico a fim de viabilizar a instalação da entidade no município.

“A medida vai favorecer a consolidação de uma estrutura de intermediação de estágio em nosso município e ajudar a qualificar, gradativamente, quase 30 mil jovens e adultos. Como retorno, veremos parte dessa mão de obra ingressando na administração municipal como estagiários, aprendendo com a dinâmica da prefeitura e, ao mesmo tempo, ajudando a suprir parte da carência de mão de obra que hoje temos”, argumentou.

A vereadora enfatizou ainda que “o sonho de termos estagiários na administração municipal vem de longas datas” e lembrou que outros parlamentares da Câmara já indicaram a implantação de programas de estágio em Parauapebas.

A Indicação nº 61/2024 foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (12) e enviada para o Poder Executivo.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024