Página inicial > Notícias > Criação de secretaria de Desenvolvimento de Chácaras Rurais é proposta por Miquinha

Um levantamento realizado pelo gabinete do vereador Israel Miquinha (PT) constatou que Parauapebas possui mais de 10 mil chácaras. Isso levou o parlamentar a propor, por meio da Indicação nº 21/2024, a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Produção em Chácaras Rurais e Periurbanas (Semdeproc).

• Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 13h12

Israel Miquinha (PT)

De acordo com Miquinha, “a demanda apresentada pelos agricultores familiares que residem e produzem em suas chácaras é muito grande” e a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) não consegue atender as necessidades dos agricultores assentados e dos residentes em chácaras, “devido a falta de equipe técnica, de estrutura física e de equipamentos compatíveis”.

No ano passado, segundo o vereador, do total de 10.133 chacareiros, a Sempror teve condições de atender somente 127 famílias por meio do programa mais horta, e ainda com equipamentos não apropriados para realização de serviços em chácaras.

“A constituição de uma secretaria capaz de coordenar o desenvolvimento das atividades agropecuárias produtivas contribuirá na fixação do chacareiro em sua propriedade bem como, ampliará as políticas de geração de oportunidades propostas pelo governo municipal”, defendeu Miquinha.

Abertura de vias
Na mesma sessão, Miquinha apresentou também a Indicação nº 76/2024, na qual solicitou a abertura de vias interligando o Bairro Ipiranga ao Bairro Nova Vitória, distantes cerca de 650 metros.

“Aos horários de pico, o fluxo de veículos de empresas é intenso devido a terminal rodoviário da Vale S.A na região da Palmares Sul, tal obra beneficiaria os moradores com melhorias trazendo desenvolvimento para a cidade, uma vez que minimizará o fluxo na PA Faruk Salmen, desafogará o trânsito e evitará ainda os transtornos em dias de evento na Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP), já que a rodovia em questão é a única via que permite o acesso à FAP”, explicou o vereador.

Aprovação
As duas indicações de Miquinha foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024