Página inicial > Notícias > Elias da Construforte sugere implantação de videomonitoramento nas instalações do Saaep

Furtos e ações de vandalismo em instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) têm sido cada vez mais comuns, segundo Elias da Construforte. Com o objetivo de coibir essas práticas, o vereador sugeriu ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 75/2024, que implemente ações para monitoramento e “pronta resposta” nas instalações da autarquia destinadas ao fornecimento de água potável aos munícipes.

• Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 12h57

Elias da Construforte

A sugestão do parlamentar é para que seja realizada parceria entre o Saaep e a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), de modo que o Centro de Controle Operacional (CCO) e a Guarda Municipal, que fazem parte da estrutura da pasta, façam o monitoramento e a segurança das unidades da autarquia.

De acordo com Elias, os poços e reservatórios de água são as estruturas que mais demandam por medidas de segurança, pois estão mais sujeitas a ações de vandalismo e furtos. O parlamentar informou que recentemente ocorreram furtos de cabos elétricos e quebra do quadro de energia em unidades que abastecem os bairros Jardim Canadá, Céu Azul, Novo Horizonte, Minérios, Nova Carajás, Parque dos Carajás, Cidade Jardim e Bairro Vila Nova.

“Estes furtos, além do prejuízo material, que afetam o orçamento e planejamento da autarquia, causam um prejuízo ainda maior que é a interrupção temporária dos serviços. Os munícipes ficam na dependência do restabelecimento das atividades, com a substituição do material furtado, sendo que, em alguns casos, os furtos são recorrentes”, relatou.

Elias da Construforte alertou ainda que, além da necessidade de proteção para o fornecimento de água, o ambiente das instalações do Saaep é inadequado para o trânsito ou acesso livre de pessoas comuns, principalmente jovens e crianças. “Existem riscos envolvendo a própria água, produtos químicos e altura. Portanto há a necessidade de monitoramento constante nestes ambientes”.

Por fim, o vereador explicou que propôs a parceria entre o Saaep e a Semsi, porque a contratação de uma empresa de segurança e monitoramento privada ficaria bastante onerosa para a autarquia. Na colaboração, caberia ao Saaep a aquisição e instalação dos equipamentos necessários, como câmeras e internet, dentro de suas possibilidades, que não possam ser disponibilizados pela Secretaria de Segurança Institucional.

A Indicação nº 75/2024 foi apresentada e aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (19). Logo depois, foi encaminhada para o prefeito Darci Lermen, com cópias para o Saaep e a Semsi.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024