Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Vereador pede celeridade na criação do Conselho Municipal de Direito do Idoso
Início do conteúdo da página

Vereador pede celeridade na criação do Conselho Municipal de Direito do Idoso

Publicado em Quinta, 15 de Outubro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

A agilidade na elaboração do Projeto de Lei de Criação do Conselho Municipal de Direito do Idoso foi solicitada na manhã de quarta-feira, 14 de outubro, durante a sessão ordinária pelo vereador Marcelo Parcerinho (PMDB), no Requerimento nº 55/2015.

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, doravante denominado de CMDPI, é um órgão de representação que vai ficar vinculado a uma secretaria municipal responsável pela política da pessoa idosa, que tem como objetivo primordial o acompanhamento da efetivação da política pública para este segmento da população.

Trata-se de um colegiado de interlocução com o poder público de qualquer instância administrativa, que estará buscando soluções compartilhadas para garantir o pleno gozo dos direitos devidos às pessoas idosas.

Segundo o autor do requerimento, o objetivo é que o conselho atue em sintonia com as políticas nacional e estadual, com os dispositivos legais existentes, adequando-se, sempre que necessário, às regras e leis aprovadas e regulamentadas.

“O conselho deve, também, estar aberto à participação das tendências políticas e ideológicas, o que tornará mais representativo no município e perante aos demais organismos de poder”, explicou Marcelo Parcerinho.

Cabe ressaltar que o CMDPI deve estimular a organização das pessoas idosas para a efetiva participação cidadã em seu espaço e tempo, protagonizando conjuntamente a defesa de seus interesses na formulação, supervisão e fiscalização da política municipal da pessoa idosa, considerando que é no município que ela se materializa em ações concretas.

O requerimento foi aprovado pelo plenário e será encaminhado à administração municipal.

 

Texto: Josiane Quintino

Foto: Felipe Borges

AscomLeg

Fim do conteúdo da página