Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Câmara Municipal concede comenda de cidadão honorário a sindicalista
Início do conteúdo da página

Câmara Municipal concede comenda de cidadão honorário a sindicalista

Publicado em Domingo, 18 de Outubro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

A comenda de Cidadão Honorário foi entregue na manhã da última quarta-feira, 14 de outubro, ao senhor Francisco Canindé Dantas, por sua atuação à frente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Leve e do Mobiliário de Parauapebas (Sinticlepemp).



A princípio, a homenagem foi sugerida pela própria categoria. Ao conhecer a proposta, o vereador Bruno Soares (PP) achou justa, visto a trajetória de Francisco Canindé no município, e apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2015, que foi aprovado pelo parlamento no início de outubro.

Francisco Canindé é natural de Jaguaribe (CE), mas mora em Parauapebas desde 1990, com forte atuação no ramo da construção civil. Exerceu cargos diversos no Sindicato da Construção Civil (Sinticomp), até ser eleito presidente em março de 1999, e posteriormente reeleito por mais três mandatos consecutivos, encerrando sua gestão em fevereiro de 2015. Entretanto, ainda permanece na diretoria da entidade.

Durante a gestão de Canindé, a entidade obteve conquistas marcantes para a categoria. Elevou o Sinticomp a Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Leve e do Mobiliário de Parauapebas, aumentou a sede da entidade, ampliou os benefícios para os trabalhadores e participou de forma efetiva nas lutas da classe pela garantia de direitos. Essas ações fizeram o sindicato se tornar uma das entidades sindicais mais atuantes e combativas do Pará.

“Diante da importância das causas enfrentadas e alcançadas com sucesso pelo senhor Francisco Canindé, quando presidente do Sinticlepemp, defensor dos trabalhadores, diretor do sindicato por quase 19 anos e presidente por 16 anos, Canindé contribuiu com as lutas para a categoria de trabalhadores da construção civil, estando presente em negociações coletivas de reajuste de salários e busca de direitos, além dos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, contou Bruno Soares.

Para Canindé, hoje aposentado, a comenda foi uma forma de relembrar a história do sindicado. “Esta homenagem foi muito gratificante. Jamais imaginei que seria lembrado, mas fico imensamente feliz em saber que estamos sendo vistos por nossas autoridades, já que é a construção civil que ergue a cidade”, concluiu.

 

Texto: Josiane Quintino
Foto: Felipe Borges
AscomLeg

Fim do conteúdo da página