Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Vereadores acompanham prefeito em visita às obras do novo hospital
Início do conteúdo da página

Vereadores acompanham prefeito em visita às obras do novo hospital

Publicado em Domingo, 25 de Outubro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

Convidados para conhecer o estágio final de construção do novo hospital regional de Parauapebas, os vereadores Ivanaldo Braz, Joelma Leite, Teca Gonçalves, Maridé Gomes, Ivaniti Barrão, José Pavão, Zacarias Marques e Marcelo Parcerinho acompanharam, no final da manhã da última sexta-feira (23), o prefeito Valmir Mariano, secretários municipais e servidores públicos, em visita às instalações do hospital público, cujas obras devem ser entregues até o final deste ano.

 

Além do prefeito, vereadores, servidores públicos e membros da imprensa, integraram também a comitiva de visita ao novo hospital representantes do governo estadual, do Conselho Municipal de Saúde e da mineradora Vale; secretários de saúde de municípios vizinhos, diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com o prefeito Valmir Mariano, o governo municipal já fez a aquisição de cerca de 70% dos equipamentos que serão instalados na casa de saúde. O gestor municipal informou também que a prefeitura está em conversa com o governo estadual para avaliar a proposta de consórcio intermunicipal para administrar o hospital, envolvendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

Segundo o titular da Semsa, João Luiz Ribeiro, a manutenção do hospital será custeada da seguinte forma: 40% de recursos do governo estadual, 30% dos municípios pactuados no consórcio e 30% da produção de atendimento do SUS.

Estrutura do hospital

Conforme foi informado na visita, os serviços do novo hospital são classificados em média e alta complexidade. A entrada dos pacientes deverá ser feita a partir do processo de regulação. O prédio conta com cinco pisos, incluindo o subsolo, e disponibiliza 152 leitos.

O novo hospital conta com estrutura para os seguintes atendimentos: tratamento de hemodiálise, com dez máquinas; UTI adulto, pediátrico e neonatal; salas de pré-parto, parto e puerpério; centro cirúrgico, sendo um de grande porte e dois de médio; ala de atendimento de urgência e emergência; cozinha, lavanderia, casa de máquina e necrotério.

No final da visita, foi oferecido aos convidados almoço no novo restaurante do hospital. (Waldyr Silva – Ascomleg CMP)

Fim do conteúdo da página