Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Câmara aprova regulamentação dos adicionais de insalubridade no âmbito do Legislativo
Início do conteúdo da página

Câmara aprova regulamentação dos adicionais de insalubridade no âmbito do Legislativo

Publicado em Quarta, 06 de Abril de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

Foi aprovado na sessão ordinária da última terça-feira (5) o Projeto de Resolução nº 001/2016, que regulamenta a concessão dos adicionais de insalubridade, periculosidade e penosidade aos servidores públicos da Câmara Municipal de Parauapebas.



O projeto determina que o servidor sujeito a mais de uma das condições de trabalho que acarretem o pagamento dos adicionais deverá optar por apenas um deles e será proibida, sob qualquer hipótese, a acumulação.

A caracterização das atividades como insalubres, perigosas ou penosas será realizada necessariamente por perícias de medicina e segurança do trabalho.

A proposição é de autoria da Mesa Diretora da Câmara e integra as ações de reestruturação administrativa que vêm sendo feitas pela atual gestão do Legislativo.

“A presente regulamentação possibilita a concessão dos aludidos benefícios aos servidores, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho e satisfação pessoal, o que contribui com a melhoria dos serviços prestados pela Câmara à comunidade”, ressaltaram os membros da Mesa Diretora na justificativa do projeto.



Insalubridade

Serão consideradas atividades insalubres aquelas que exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância aos agentes agressivos e do tempo de exposição aos seus efeitos.

O adicional de insalubridade será de 40%, 20% e 10% sobre o vencimento básico, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente.

Periculosidade

As atividades classificadas como perigosas serão aquelas, reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas, ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado. O adicional de periculosidade será de 30% sobre o vencimento base do servidor.

Penosidade

Já o trabalho considerado penoso será aquele exercido em condições que exijam do servidor esforço físico, mental ou emocional superior ao despendido normalmente para seu desempenho, que sejam prejudiciais à saúde. O adicional de penosidade será de 30% sobre o salário básico.

Votação

O Projeto de Resolução nº 001/2016 passou por duas votações na terça-feira (5). A primeira ocorreu durante sessão ordinária e a segunda e última foi realizada em seguida, na sessão extraordinária. A proposição entrará em vigor na data de sua publicação.



Texto: Nayara Cristina / Fotos: Coletivo 2.8 / Revisão: Waldyr Silva / Ascomleg

Fim do conteúdo da página