Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Implantação de programa para acolhimento familiar de crianças e adolescentes é proposto por vereadora
Início do conteúdo da página

Implantação de programa para acolhimento familiar de crianças e adolescentes é proposto por vereadora

Publicado em Segunda, 25 de Abril de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

Por meio da Indicação nº 023/2016, a vereadora Eliene Soares (PMDB) propôs ao prefeito Valmir Mariano a implantação do Programa de Acolhimento Familiar Provisório de Crianças e Adolescentes, denominado Programa Família Acolhedora.



De acordo com Eliene, o programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

Na indicação, a vereadora informa que o grupo de conselhos municipais apresentou um relatório preocupante sobre a realidade da assistência social do município e a situação mais precária é do abrigo para menores.

“Crianças e adolescentes que já vêm de uma situação de extrema vulnerabilidade social são jogadas num depósito em situação degradante. Nesse ambiente, elas convivem com a sujeira, a fome e dormem no chão, em colchões improvisados e em quartos abafados. Além disso, ainda convivem com o perigo proporcionado por marginais que transitam livremente no local”, descreveu Eliene Soares.



A ideia é ampliar as alternativas de assistência com o Programa Família Acolhedora, promovendo trabalho em rede entre os poderes Judiciário e Executivo, com os demais parceiros envolvidos, para garantir o bem estar de crianças e adolescentes.

Por fim, Eliene Soares informou que o programa faz parte da política de assistência social do governo federal, que inclusive disponibiliza recursos para implantação nos municípios. Entretanto, para implantá-lo é necessário que a prefeitura primeiramente realize o planejamento e posteriormente busque os recursos.

A indicação foi apresentada e aprovada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira (19). A proposição será encaminhada para análise do prefeito Valmir Mariano.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Coletivo 2,8 / Ascomleg

Fim do conteúdo da página