Anderson Moratorio requisita da Secretaria Estadual de Saúde informações sobre implantação de centro especializado em TEA

Duas proposições voltadas para beneficiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares foram apresentadas pelo vereador Anderson Moratorio, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (19). O parlamentar também apresentou matéria solicitando a cessão de área para o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Sthopa).

• Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 17h35

Anderson Moratorio

Centro especializado
Por meio do Requerimento nº 12/2024, o parlamentar solicitou ao presidente da CMP, Rafael Ribeiro, que requisite da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), através da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas, informações quanto à implantação de um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) em Parauapebas.

Na proposição, Moratorio informou que o referido centro faz parte da política estadual de proteção dos direitos da pessoa com TEA e tem como um dos focos de atuação o desenvolvimento da formação e qualificação de profissionais que atuem no acompanhamento multiprofissional de autistas.

“O Cetea proporciona não só atendimento adequado, como também o acolhimento e formação das famílias, atendimento educacional especializado em autismo, a formação intersetorial com a participação de entidades, grupos e instituições na construção dessas políticas”, relatou.

Além do envio do requerimento para a Sespa, Moratorio requereu o envio de cópias do pedido para o deputado federal Keniston Braga, e para o deputado estadual, Ivanaldo Braz.

Espaço para Via Autismo
Já na Indicação nº 83/2024, Anderson Moratorio reiterou uma solicitação realizada no ano passado e pediu novamente ao Poder Executivo Municipal que analise a viabilidade de ceder um espaço para a realização de atividades do Instituto de Desenvolvimento Humano Via Autismo.

O parlamentar informou na matéria que a instituição é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicada ao apoio e desenvolvimento cognitivo, psicossocial, educacional, sensorial, artístico, psicomotor e cultural de pessoas com TEA, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), outras deficiências e suas famílias.

“O atendimento da solicitação permitirá que a referida associação tenha um local adequado para o acolhimento da comunidade pós-diagnóstico, oferecendo uma estrutura apropriada para a realização de suas diversas atividades, direcionamento e acolhimento familiar”, argumentou.

Espaço para Sthopa
Ainda na sessão desta terça-feira, Anderson Moratorio apresentou a Indicação nº 82/2024, na qual pediu ao Poder Executivo Municipal que analise também a viabilidade de ceder um espaço para o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Parauapebas (Sthopa).

O vereador relatou na proposição que o Sthopa foi fundado em 1993, com uma visão social e humanitária. Tem registro nas entidades sindicais e possui títulos de utilidade pública municipal e estadual.

Moratorio informou que a entidade busca a cedência de dois lotes para complementar a Festa do Trabalhador que ocorrerá no dia 27 de abril, no clube Daniela Santos, na Avenida W, no Bairro Cidade Jardim, as áreas para complementos estão localizadas em frente a Avenida W e Rua W1.

“O atendimento da solicitação permitirá que a referida associação tenha um local adequado e ofereça uma estrutura apropriada para a realização de suas diversas atividades”, justificou o parlamentar.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024