Josivaldo da Farmácia solicita implantação de UTI Neonatal e de Banco de Leite Materno em Parauapebas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Josivaldo da Farmácia (PSDB) apresentou duas proposições voltadas para a garantia da saúde infantil no município.

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 11h27

Josivaldo da Farmácia - PSDB

UTI Neonatal
Por meio da Indicação nº 104/2024, o parlamentar solicitou a implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, em caráter de urgência, para atender recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos, graves ou complexos como, por exemplo, os nascidos prematuros, com malformações, dificuldade respiratória e infecções.

“Atualmente, muitos recém-nascidos com esses tipos de complicações são enviados para outras cidades como Marabá ou Belém, para receber esse tipo de tratamento especializado, dessa forma, nossa cidade necessita com urgência de que tal sistema seja implantado no município”, relatou Josivaldo na justificativa do pedido.

Banco de Leite Materno
Na sequência, Josivaldo propôs na Indicação nº 119/2024, a implantação de um Banco de Leite Materno nas dependências do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), para fornecer o alimento às crianças cujas mães não conseguem amamentar.

“Esse banco de leite tem como função coletar, analisar, armazenar e processar adequadamente o leite doado pelas voluntárias, cabendo também que sejam realizadas campanhas educativas e de incentivo ao aleitamento materno junto a comunidade, dando total apoio a saúde da mãe e da criança”, explicou o vereador.

Aprovação
As duas indicações de Josivaldo da Farmácia foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024