Eliene Soares solicita limpeza do Igarapé Ilha do Coco e abertura de via no Bairro Liberdade

Com o objetivo de tornar as águas do Igarapé Ilha do Coco próprias para banho, a vereadora Eliene Soares (SDD) solicitou ao governo municipal, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (30), que realize a despoluição daquele que é o principal curso d’água urbano de Parauapebas.

• Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2024, 12h40

Eliene Soares - Solidariedade

Na proposição, a parlamentar relatou que no passado, o igarapé foi muito utilizado para lazer, servindo de ambiente de recreação e como fonte de abastecimento para famílias, entretanto, acabou maltratado e poluído.

“A medida aqui proposta não pode, entretanto, ser apenas uma pauta administrativa. É preciso que a administração municipal crie condições de envolver toda a comunidade e chame os cidadãos para fazerem parte do processo de despoluição do Ilha do Coco e, bem assim, que eles criem o sentimento de zelo pelo nosso maravilhoso e lendário igarapé”, enfatizou.

Para que a despoluição ocorra de fato, Eliene sugeriu que a ação seja colocada no orçamento municipal. “Há apenas R$ 949 mil de orçamento este ano para ações de educação ambiental, o que é insuficiente para alcançarmos o objetivo de despoluir o nosso precioso igarapé”, destacou.

Abertura de via
Na mesma sessão, Eliene Soares apresentou a Indicação nº 156/2024, por meio da qual sugeriu ao governo municipal que estude conectar trechos da Rua Teotônio Vilela, no Bairro Liberdade, por meio da desapropriação de uma chácara que “quebrou” a rua.

Segundo a parlamentar explicou na proposição, no perímetro entre as ruas Santa Catarina, Estrela Dalva e Brasília, a Teotônio Vilela foi “quebrada” por um terreno particular, e isso tem dificultado até mesmo a obtenção, por parte dos moradores desses logradouros, de títulos definitivos de seus imóveis.

Eliene acredita que a abertura da referida rua vai garantir a conectividade da mesma com as vias próximas, bem como possibilitará a fluidez do trânsito e o desenvolvimento comunitário. “A medida é essencial não apenas para promover a regularização fundiária e conferir segurança jurídica aos imóveis instalados na quadra mencionada, mas também para melhorar o tráfego e a urbanização do local, já que a rua é pejorada como ‘beco sem saída’”, enfatizou.

As duas indicações de Eliene Soares foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024