Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto propõe nome do advogado Jakson Silva a escola do município

A Emenda Modificativa nº 01/2015 ao Projeto de Lei 23/2015 sugere o nome do advogado Jakson de Sousa e Silva para a escola de educação infantil localizada no Bairro Beira Rio II. A proposta do Poder Executivo era denominar a escola de Unidade Escolar de Educação Infantil Graciliano Ramos. Porém, o parlamento optou por homenagear munícipes que contribuíram com o crescimento da cidade, aprovando, então, o nome do advogado para titular a unidade de ensino.

  • Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 08h58
Dr. Jakson Silva
imagem sem descrição.

 

Sobre o homenageado

Jackson Silva nasceu em Santa Maria das Barreiras, sul do Pará, na beira do Rio Araguaia, no dia 15 de novembro de 1969. De família simples, morou em várias cidades em busca de uma vida melhor. Passou por Jacundá, Santarém e Marabá. Por fim, em 1991 a família mudou-se para Parauapebas.

Formado em Engenharia Florestal, em 1994 prestou vestibular para a Universidade Federal do Pará, sendo aprovado para compor a primeira turma de Direito de Marabá. Engajou-se em diversos movimentos sociais acadêmicos e articulou-se com amigos para fundar e criar o Centro Acadêmico de Direito Gabriel Pimenta.

Ao terminar o curso de Direito, no ano de 1999, mudou-se novamente para Parauapebas e logo se habilitou para ser professor de história da Escola Municipal Carlos Henrique, nos anos de 2003 e 2004. Jakson tinha um compromisso social, ensinando em escola pública, de onde recebeu toda sua formação educacional.

O advogado trabalhou no Procon local e foi procurador do município. Porém, sua luta social e participação em movimento em prol de melhorias da comunidade sempre foram a mola propulsora de sua dignidade, valores éticos e comprometimento com a vida em sociedade.

Em novembro de 2006, Jakson Silva foi eleito presidente da Subsecção da OAB em Parauapebas, chapa “OAB de Todos”, assumindo como presidente no triênio de 2007/2009, período que atuou ativamente. No ano de 2011, foi indicado como membro do Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará, ficando como conselheiro até o ano de 2012. Nesse ano, candidatou-se novamente à presidência da OAB/Parauapebas, desta vez para o triênio 2013/2014, sendo eleito novamente presidente.

Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Advocatício no ano de 2014, concedida pela OAB Pará, por suas atividades e situações em defesa da justiça e dos direitos humanos. Concomitantemente aos trabalhos na OAB e em serviços públicos, Jakson construiu escritório de advocacia e atuava em vários ramos do direito civil, trabalhista, penal, eleitoral e administrativo.

Jakson Silva foi assassinado em 24 de janeiro de 2015, na cidade de Manaus (AM), deixando esposa e filhos. (Josiane Quintino / AscomLeg)

Fim do conteúdo da página