1 - Quantos vereadores compõem a Câmara Municipal de Parauapebas?

R: A Câmara Municipal de Parauapebas é composta por 15 (quinze) Parlamentares.

2 - Quais as principais funções do Poder Legislativo?

R: Legislativa, Fiscalizadora e Administrativa.

3 - Quantos anos dura o mandato de um Vereador?

R: Quatro anos.

4 - O que é uma legislatura? e quando ela se inicia?

R: Legislatura é o nome dado ao período de duração do mandato do Vereador, ou seja, de quatro anos. A Legislatura se inicia em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição Municipal.

5 - Quantos votos são necessários para se eleger Vereador?

R: Essa quantidade varia de acordo com o chamado quociente eleitoral de cada município. Esse número é obtido dividindo-se o número de votos válidos (excluídos os brancos e nulos), sejam eles nominais ou na legenda, pelo de lugares a serem preenchidos na Câmara Municipal. Por exemplo, em uma cidade há nove vagas para vereador, e concorrem a elas três partidos (A,B e C) e a coligação D. A legenda A obteve 1.900 votos, a B, 1.350, a C, 550, e a coligação D, 2.250. Os votos válidos na cidade somam 6.050. Dividindo-se os votos pelas vagas, obtêm-se um quociente eleitoral de 672. Assim, apenas as legendas A e B e a coligação D conseguiram votos suficientes para atingir o quociente eleitoral e terão direito a preencher as vagas disponíveis. Fonte: (http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/quociente-eleitoral)

6 - Como se escolhe o Presidente e a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas?

R: São formadas chapas com candidatos à Presidência. Por votação aberta e maioria simples de votos, os membros da Casa elegem o Presidente, Vice-presidente, além de 1º e 2º Secretários.

7 - Qual as principais funções da Mesa Diretora?

R: I - dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara;
II - propor projetos que criem ou extingam cargos ou serviços da Câmara e fixem os respectivos vencimentos;
III - regulamentar o funcionamento dos serviços administrativos do Poder Legislativo;
IV - emitir parecer sobre pedido de licença de Vereadores;
V - apresentar ao Plenário, no fim de cada ano, relatório dos trabalhos realizados, bem como sugestões;
VI - indicar os ordenadores de despesas; VII - cumprir as decisões emanadas do Plenário;
VIII - exercer as demais atribuições previstas neste Regimento;
IX - apresentar prestação de contas, quadrimestralmente, em audiência pública, na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal.

8 - O que é recesso parlamentar?

R: No primeiro ano de cada Legislatura, entre os dias 16 de janeiro a 14 de fevereiro há uma interrupção nos trabalhos legislativos, isto é, as Sessões Ordinárias deixam de acontecer, nos outros 3 anos que compõem a Legislatura, o recesso ocorre entre os dias 1º a 31 de janeiro. Neste período poderão ocorrer as Sessões Extraordinárias.

9 - Como é elaborada a Ordem do Dia?

R: A Ordem do Dia é elaborada pela Presidência e pelos Líderes de Bancada, observando-se os prazos para deliberação, anterioridade e urgência dos projetos.

10 - Quando acontecem as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Parauapebas?

R: As Sessões Ordinárias acontecem todas as terças-feiras às 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal, salvo algumas exceções.

11 - As sessões da Câmara Municipal de Parauapebas são públicas?

R: Sim, são públicas e toda a população pode participar.

12 - O que é SAC e a Ouvidoria?

R: É o canal de comunicação direta entre a sociedade e a Câmara de Vereadores, uma porta aberta para a cidadania. É o espaço que permite ao cidadão com sugestões e comentários colaborar com a qualidade dos serviços prestados. É um serviço oferecido ao cidadão para que este possa se manifestar, fazendo denúncias, reclamações , pedindo informações, oferecendo sugestões de aprimoramento ou mesmo elogiando o desempenho da Câmara de Vereadores. Apresenta-se como um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas, analisadas e respondidas.

13 - Que tipos de manifestação posso encaminhar para a ouvidoria?

Denúncia

Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade/ ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo.

Elogio

Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviço prestado ou atendimento recebido pela Câmara de Vereadores.

Solicitação de Informação

Solicitação de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Câmara Municipal.

Reclamação/Crítica

Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo.

Sugestão

Idéia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho da Câmara de Vereadores.