Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores querem incluir Dia Mundial sem Carro no calendário festivo de Parauapebas

Publicado em Domingo, 11 de Outubro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

Os vereadores Euzébio Rodrigues (PT), Charles Borges (SDD), Bruno Soares e Zacarias Marques, ambos do PP, solicitaram a inclusão do Dia Mundial sem Carro no calendário festivo de Parauapebas, a ser comemorado anualmente em 22 de setembro.

O pedido foi feito ao prefeito Valmir Mariano, por meio da Indicação Nº078/2015, apresentada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 6 de outubro.

Na data de 22 de setembro são realizadas, em diversas cidades do mundo, atividades que visam conscientizar e orientar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida, por meio da redução do uso de veículos automotores, bem como da adoção de práticas saudáveis para locomoção.

Para os parlamentares, autores da indicação, a inclusão do Dia Mundial sem Carro no calendário festivo do município vai fomentar ações do poder público no sentido de mobilizar a população a refletir sobre o uso excessivo do automóvel.

“A ideia é que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o carro ou a moto. E quem sabe, ao poucos, não progridam para mais dias sem o uso dos veículos, contribuindo com a melhoria da própria saúde e também com a redução da poluição no nosso meio ambiente”, enfatizaram na justificativa do documento.

A proposição foi aprovada e será encaminhada para o prefeito Valmir Mariano.

Texto: Nayara Cristina/Ascom-CMP
Fotos: Coletivo 2,8/Ascom-CMP