Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores cobram recuperação de vias e pavimentação asfáltica em Parauapebas

Vereadores cobram recuperação de vias e pavimentação asfáltica em Parauapebas

Publicado em Quarta, 10 de Abril de 2024, 10h18 | Voltar à página anterior

A preocupação com a infraestrutura viária de Parauapebas foi demonstrada pelos vereadores Josemir Silva (União), Aurélio Goiano (Avante), Luiz Castilho (União) e Zé do Bode (União) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (9). Os parlamentares apresentaram indicações solicitando recuperação de vias e pavimentação asfáltica no município.

População acompanhou a sessão ordinária desta terça-feira (9).

Palmares 2
Na Indicação nº 103/2024, Josemir Silva requisitou a inclusão no planejamento de obras da recuperação da Vicinal da Glória, na região da Palmares 2. O parlamentar informou que visitou a localidade a pedido dos moradores e constatou que a situação está realmente precária.

“As estradas estão com forte erosão e encontram-se com o tráfego comprometido, dificultando o deslocamento dos moradores daquela comunidade. É por essa estrada que os produtores rurais trafegam vindo ao centro urbano trazendo seus produtos para venda e para resolver suas pendências pessoais”, relatou.

Josemir Silva - União

Vila Piabanha
Por sua vez, Aurélio Goiano solicitou, por meio da Indicação nº 106/2024, a abertura de ruas na Vila Piabanha, mais conhecida como Palmares III. De acordo com o vereador, a referida localidade tem experimentado um rápido crescimento populacional nos últimos anos, no entanto, a infraestrutura viária não acompanhou esse desenvolvimento.

“A abertura de novas ruas proporcionaria uma melhor distribuição do tráfego, reduzindo congestionamentos e facilitando o acesso aos bairros adjacentes, bem como a serviços essenciais como escolas, postos de saúde e comércios locais. Isso também facilitaria o acesso de serviços públicos, como coleta de lixo e manutenção de redes elétricas e de água”, argumentou.

Aurélio Goiano - Avante

Bairros São Lucas I e II
Aurélio Goiano apresentou ainda a Indicação nº 107/2024, na qual pediu a pavimentação asfáltica das vias dos bairros São Lucas I e São Lucas II, com urgência.

“As condições precárias das estradas sem pavimentação podem gerar poeira, lama e acumulação de água parada, favorecendo a proliferação de doenças respiratórias, como asma e bronquite, além de contribuir para o aumento de casos de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a malária. A pavimentação asfáltica ajudará a reduzir esses problemas de saúde pública”, defendeu.

Eixo principal da APA
Já Luiz Castilho propôs na Indicação nº 108/2024 a manutenção do eixo principal da Área de Proteção Ambiental (APA), nas vias que interligam a estrada de acesso ao projeto Carajás, até a estrada de acesso ao Salobo.

“Estas vias também são utilizadas como rota do transporte escolar da área. Com a manutenção, deste eixo a gente melhora a possibilidade do escoamento e da produção, e essencialmente, dá condições para o transporte escolar trafegar de forma segura”, relatou Castilho.

Luiz Castilho - União

Bairro Paraíso
Por fim, Zé do Bode apresentou a Indicação nº 121/2024, por meio do qual pediu a recuperação asfáltica e pavimentação de forma emergencial das ruas do Bairro Paraíso. O vereador sugere que, caso não exista, seja realizado um levantamento detalhado das condições das ruas do referido bairro.

“Com base nesse levantamento, que seja feito um planejamento das obras de recuperação asfáltica, determinando os recursos necessários, cronograma de trabalho e métodos a serem utilizados, no intuito de dar uma resposta imediata aos moradores daquela localidade, visando garantir a segurança e a qualidade de vida dos residentes, além de contribuir para a mobilidade urbana e o desenvolvimento da região”, propôs o Zé do Bode.

Zé do Bode - União

As cinco indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen, com cópia para a Secretaria Municipal de Parauapebas (Semob).

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024