Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Saúde: utilização de motolâncias e construção de UPA são propostas por vereadores

Publicado em Segunda, 15 de Abril de 2024, 13h58 | Voltar à página anterior

Josivaldo da Farmácia (PSDB) e Zacarias Marques (MDB) apresentaram proposições com pedidos voltados para a área da saúde na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), realizada na última terça-feira (9).

Motolâncias
Por meio da Indicação nº 118/2024, Josivaldo propôs ao Poder Executivo Municipal que inclua a utilização de motolância no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para nas ocorrências que registradas em vias congestionadas ou em áreas de difícil acesso.

“Frisa-se que a utilização deste serviço é de extrema importância, tendo em vista que possibilitará maior agilidade no atendimento ao paciente, proporcionando menor risco à piora do quadro em que se encontrará”, ressaltou.

Josivaldo da Farmácia - PSDB

UPA
Já o vereador Zacarias solicitou na Indicação nº 120/2024, a construção e implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Palmares II. Segundo o parlamentar, a localidade vem se desenvolvendo rapidamente e já conta com uma expansão territorial e populacional suficientes para receber uma UPA 24.

“A medida atenderá um número expressivo de pessoas e trará organização e celeridade ao atendimento da saúde pública do município de Parauapebas. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar”, argumentou Zacarias.

Zacarias Marques - MDB

Aprovação
As duas indicações foram aprovadas e enviadas para o prefeito Darci Lermen, com cópias para o Secretário Municipal de Saúde, Alan Palha.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024