Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores pedem pavimentação, recuperação de vias e canalização de água

Vereadores pedem pavimentação, recuperação de vias e canalização de água

Publicado em Quarta, 17 de Abril de 2024, 09h52 | Voltar à página anterior

Os vereadores de Parauapebas solicitaram ações de pavimentação, recuperação asfáltica e de saneamento em vários bairros do município, durante a sessão ordinária desta terça-feira (16). As proposições visam melhorias para a mobilidade e qualidade de vida do cidadão. Os documentos aprovados serão encaminhados para providências do Poder Executivo Municipal.

Recuperação no Cidade Jardim
Por meio da Indicação nº 125/2024, o vereador Josemir Silva (União) pediu a recuperação, pavimentação asfáltica com meio fio e drenagem do Bairro Cidade Jardim. Segundo o parlamentar, “essa é uma reivindicação antiga dos moradores, que sofrem com dificuldade de locomoção tanto no período chuvoso, quanto nos períodos de seca”.

“Em algumas ruas não há condições de tráfego. Devido os buracos, carros de aplicativos e entregadores não circulam nessas ruas, prejudicando quem depende desses serviços”, destacou.

Josemir Silva - União

Água encanada e limpeza de canal
Já na Indicação nº 126/2024, também proposta por Josemir, o parlamentar pediu a canalização de água nos bairros Tropical 1 e 2 e Ipiranga, além da construção de um reservatório. “Como é de conhecimento geral, enfrentamos desafios no abastecimento de água nestas áreas, especialmente durante períodos de estiagem ou aumento da demanda”, comentou.

Anderson Moratorio (PRD) pediu na Indicação nº 135/2024, a limpeza e manutenção do canal situado na Avenida Bom Jardim, entre as ruas Olavo Bilac e Aluízio de Azevedo, no Bairro Caetanópolis.

“A falta de manutenção adequada leva ao acúmulo de lixo, proliferação de insetos e outros, enchentes e alagamentos de várias residências. Tais problemas vêm prejudicando a qualidade de vida dos moradores, comprometendo drasticamente a qualidade de vida das pessoas.”, descreveu.

Anderson Moratorio - PRD

Melhorias no Cedere I
O vereador Aurélio Goiano (Avante) apresentou a Indicação nº 128/2024, por meio da qual pediu a abertura de novas ruas na Vila Cedere I. Segundo o parlamentar, a localidade tem experimentado um crescimento populacional significativo nos últimos anos.

“No entanto, o planejamento urbano não acompanhou esse crescimento de forma adequada, resultando em uma infraestrutura viária insuficiente para atender às necessidades da comunidade”, afirmou.

Aurélio ainda propôs, por meio da Indicação nº 127/2024, a construção de vestiários e banheiros para o campo de futebol na Vila Cedere I. “A falta de vestiários limita as oportunidades para eventos esportivos e competições formais, privando os moradores de experiências enriquecedoras e de integração”, argumentou.

Aurélio Goiano - Avante

Ainda propondo melhorias para a Vila Cedere I, o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (União), pediu por meio da Indicação nº 137/2024, obras de recuperação da pavimentação asfáltica, sinalização, iluminação e construção de ciclovia na estrada do Cedere I, desde a PA-160 até a Vila Onalício Barros.

O presidente da CMP destacou que “o tráfego intenso e pesado na área acaba por deteriorar a estrada, exigindo que, de tempos em tempos, sejam necessárias obras de recuperação”. Também pontuou que “é fundamental que seja feito um forte investimento na construção de ciclovias, como forma de proteger os moradores da região que utilizam bicicletas para seus deslocamentos”.

Rafael Ribeiro - União

Nova Carajás
Por meio da Indicação nº 129/2024, Leandro do Chiquito (Solidariedade) pediu a recuperação asfáltica das avenidas Serra Norte, Carajás e Araguaia, todas elas no Bairro Nova Carajás. Segundo o vereador, a população tem sofrido com a precariedade destas vias, que interligam o bairro e fazem parte de rotas dos transportes público, escolar e de linhas das empresas privadas.

“As vias estão intrafegáveis, com buracos e crateras que impedem a circulação dos transeuntes, causando prejuízos diários a população, tendo em vista a periculosidade de acidentes”, relatou.

Leandro Chiquito - Solidariedade

Ainda referente ao Bairro Nova Carajás, Zé do Bode (União) apresentou o Requerimento nº 21/2024, no qual pediu que a Câmara solicite ao Poder Executivo o cronograma das obras de recuperação asfáltica da localidade.

Segundo o vereador, a Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) já esteve na região, deixando material para a recuperação asfáltica da área. “Sendo assim, ouvindo alguns moradores daquela localidade, fui informado que já tem meses que os materiais foram deixados em algumas avenidas e ruas, porém nada foi feito até o momento”, protestou.

Zé do Bode - União

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024