Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores cobram informações sobre gestão do HGP, urbanismo e transporte escolar

Publicado em Quinta, 25 de Abril de 2024, 11h40 | Voltar à página anterior

Com o objetivo de fiscalizar os trabalhos nas áreas de saúde, educação e urbanismo, os vereadores de Parauapebas apresentaram três requerimentos na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (23).

Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas

Saúde
O Requerimento nº 19/2024, proposto por Anderson Moratorio (PRD) e aprovado pelos pares, pediu à Mesa Diretora da CMP que solicite informações detalhadas quanto à gestão do Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que “é de conhecimento de todos o que vem ocorrendo no HGP, nos últimos meses, morte de recém-nascidos, crianças e adultos sem o devido cuidado no atendimento”.

“Não podemos permitir que a saúde em nosso município continue à deriva, submetida a falhas de extrema gravidade. Ressaltamos a importância da transparência por parte das autoridades competentes, fornecendo informações completas e precisas sobre o ocorrido, bem como as medidas adotadas para prevenir ocorrências futuras dessa natureza”, justificou.

Anderson Moratorio - PRD

Transporte escolar
Já o Requerimento nº 25/2024, proposto por Zé do Bode (União) e aprovado pelos pares, pediu à presidência da Câmara que peça ao Executivo Municipal para prestar informações sobre a manutenção do transporte escolar da zona rural de Parauapebas.

O vereador destacou ter ouvido relatos sobre a situação dos ônibus, sendo que alguns estão com bancos rasgados, pneus carecas e sem cinto de segurança, comprometendo assim a segurança das crianças.

“Em regiões rurais, onde as estradas podem ser precárias, é importante que haja investimentos contínuos em infraestrutura para garantir que os veículos do transporte escolar possam operar com segurança”, comentou.

Zé do Bode (União)

Urbanismo
Por fim, foi proposto o Requerimento nº 24/2024, de autoria dos vereadores Aurélio Goiano (Avante) e Anderson Moratório (PRD), requisitando a convocação do secretário municipal de Urbanismo, Morvan Cabral Abreu.

Na justificativa apresentada, os vereadores argumentaram a necessidade de “esclarecimentos sobre os contratos de fornecimento de lixeiras, da má conservação das praças e espaços públicos da cidade e da má prestação dos serviços na coleta de lixo no município”.

O plenário da Câmara, no entanto, rejeitou o requerimento, por sete votos a dois.

Aurélio Goiano - Avante

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024