Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Projetos para proteção da mulher, de crianças e de transparência são aprovados pela Câmara

Publicado em Sexta, 26 de Abril de 2024, 13h24 | Voltar à página anterior

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou projetos voltados para a área da proteção da mulher, aos estudantes e para a transparência quanto aos distribuidores de água potável no município. As medidas foram votadas na sessão ordinária desta terça-feira (23) e ambas foram de autoria da vereadora Eliene Soares (Solidariedade).

Eliene Soares é a autora dos três projetos de lei.

Dia de Combate à Misoginia
O Projeto de Lei nº 36/2024 inclui o Dia de Combate à Misoginia no calendário oficial de eventos do município, a ser comemorado anualmente em 8 de março. A data foi definida em emenda ao projeto, que também foi aprovada.

Para a vereadora, “a propagação do ódio, o menosprezo e a aversão praticados contra a mulher por razões da condição do sexo feminino parecem, atualmente, ter se naturalizado, o que é preocupante demais em uma sociedade dita civilizada e com discurso consolidado de luta por igualdade de gênero”.

Canal de denúncias
Outra medida proposta pela parlamentar e aprovada foi o Projeto de Lei nº 40/2024, que dispõe sobre a instalação de impresso com canal de denúncias dentro das salas de aula de escolas públicas e privadas.

De acordo com a proposição, os canais de denúncia são, necessariamente, a direção da escola e o Conselho Tutelar, com o objetivo de prevenir e coibir quaisquer tipos de condutas abusivas, tais como bullying; maus-tratos; assédio moral; armas ou drogas nas dependências da escola; planos de ataque às instituições de ensino e aliciamentos.

“A proposta vem fortalecer estratégias de denúncia a fim de proteger a comunidade escolar, especialmente dentro dos muros das escolas, de modo a assegurar o direito constitucional ao ensino e à aprendizagem”, argumentou.

Distribuidoras de água potável
Por fim, a vereadora ainda apresentou o Projeto de Lei nº 41/2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação, por parte do poder público, das empresas distribuidoras de água potável ou de reuso.

Eliene destacou que a população necessita encontrar com mais facilidade as empresas que são credenciadas junto aos órgãos competentes, sobretudo diante da crescente demanda, especialmente no verão.

“Vale destacar que a matéria é de relevante interesse público, trata de saúde pública e tem por fim favorecer o consumo de água potável de qualidade e que não tenha origem duvidosa”, concluiu a vereadora.

Os três projetos foram enviados para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024