Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara aprova em primeira discussão concessão de título honorífico a artesão

Câmara aprova em primeira discussão concessão de título honorífico a artesão

Publicado em Domingo, 29 de Mai de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

Atendendo a proposição do vereador Bruno Soares (PSD), o plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016, aprovou em primeira discussão, na sessão ordinária da última terça-feira (24), a concessão da comenda “Cidadão Honorário” ao artesão Valter Desidério Barreto, “em reconhecimento à importante iniciativa ambiental, pela autoria da técnica inédita de confecção de produtos utilitários com caroços de açaí”.

Valter Desidério Barreto - Imagem de arquivo pessoal

Em sua justificativa, Bruno Soares defende que as peças utilitárias foram manufaturadas depois de cinco anos de pesquisa, permitindo a construção de cadeiras, mesas, tapetes, armários, divisórias para escritório, revestimentos de parede, jarros e outros produtos de longa durabilidade, uma vez que, naturalmente, não há proliferação de cupins e fungos nos caroços.

Segundo ainda o vereador, o reconhecimento da importância dessa técnica e o estímulo à produção de produtos confeccionados com caroços de açaí “contribuirão para o descarte inadequado e o aumento da vida útil do aterro, que não receberá mais esses resíduos”.

Por último, o vereador Bruno Soares destaca que a iniciativa criativa à base de caroço de açaí já foi reconhecida e rendeu ao referido artesão o prêmio “Melhores do Brasil Ambiental 2015”, fato que “justifica a esta Casa de Leis reconhecer a importância desse pioneiro do nosso município”.

Bruno Soares (PSD)

Para ser aprovado definitivamente, o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016 será submetido a uma segunda e última apreciação. Depois de aprovado, a Câmara Municipal realizará sessão solene, em data a ser definida, a fim de proceder a entrega da referida distinção honorífica.

Texto: Waldyr Silva / Foto - Pablo Oliveira e Acervo pessoal de Valter Desidério / Ascomleg