Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > ‘Mulheres de Barro’ será reconhecida como entidade de utilidade pública

‘Mulheres de Barro’ será reconhecida como entidade de utilidade pública

Publicado em Domingo, 29 de Mai de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

O plenário da Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão ordinária da última terça-feira (24), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 08/2016, declarando como entidade de utilidade pública a Cooperativa dos Artesãos da Região dos Carajás, popularmente conhecida como “Mulheres de Barro”.

Apresentado pelo vereador Ivanaldo Braz (PSDB), o projeto de lei destaca que a referida cooperativa participou, no período de 2011 a 2015, de eventos importantes para o desenvolvimento da cultura local, tais como Semana da Cultura, Festival Junino, Semana da Mulher, Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), conferências culturais, aniversário da cidade, seminários diversos e semanas ambientais.

Ainda em sua justificativa, Ivanaldo Braz defende que a entidade tem sido responsável por promover intercâmbio entre as Casas de Cultura dos municípios de Canaã dos Carajás e Marabá, realizando atividades de difusão do conhecimento adquirido sobre a riqueza arqueológica registrada e salvaguardada da região, por meio de apresentação da produção cerâmica, das mídias pedagógicas geradas no processo de educação patrimonial e oficinas de sensibilização artística, contribuindo no processo de educação e garantia de direitos culturais para a comunidade.

Com o intuito de ampliar as atividades educativas importantes no processo de difusão do conhecimento e promoção do desenvolvimento sociocultural de um povo em formação, a Cooperativa dos Artesãos da Região dos Carajás busca garantir maior oferta de programas de educação ambiental abrangentes às artes, à cidadania, ao desenvolvimento intelectual e à sustentabilidade dos produtores culturais, garantindo direitos culturais para crianças, jovens e adultos.

“Por entender que a cooperativa Mulheres de Barro preenche todos os requisitos legais para ser beneficiada com o título de utilidade pública municipal, estas são as considerações que justificam o encaminhamento do presente projeto de lei a esse plenário para votação, na certeza de que os nobres vereadores e vereadoras comungam com esta iniciativa e que não medirão esforços em discutir e aprová-lo”, finaliza o autor da proposta.

Apreciação

O projeto passará ainda pela segunda e última votação. Caso seja aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito Valmir Mariano. Somente após a publicação é que a cooperativa Mulheres de Barro será de fato uma entidade de utilidade pública.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Coletivo 2.8 / Ascomleg