Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Projeto que prevê reaproveitamento de água das chuvas em prédios públicos é aprovado pela Câmara

Publicado em Terça, 31 de Mai de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 005/2015, de autoria de Charles Borges (Pros), que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de dispositivos para captação e reaproveitamento de água das chuvas e fontes alternativas nas novas edificações de prédios públicos, bem como adequação aos já existentes, com a utilização de telhados ambientalmente corretos.

Na justificativa da proposição, Charles aponta que o aumento do valor agregado à água e os altos índices de escassez da mesma implicam em alternativas urgentes para evitar o desperdício e garantir o fornecimento deste recurso de forma adequada ao consumo.

“Precisamos garantir às gerações futuras o acesso a um meio ambiente equilibrado e água potável, evitando que sofram com problemas comuns atualmente, como o racionamento deste recurso hídrico. Infelizmente, o desperdício de água em nossa sociedade é imenso e a captação das águas da chuva é uma alternativa que nos proporcionará economia e proteção ao meio ambiente”, argumentou o vereador.

Na prática

A proposição prevê a criação do Programa de Conservação e Uso Racional de Água nas Edificações Públicas, inclusive as locadas ao poder público no município de Parauapebas, com o objetivo de instituir medidas que induzam a conservação, uso e utilização de fontes alternativas para captação de água.

Nas ações de conservação estão previstas a utilização de bacias sanitárias de volume reduzido de descarga, chuveiros e lavatórios de volumes fixos, torneiras dotadas de arejadores e hidrômetros para medição.

Entre as fontes alternativas está a captação de água das chuvas, que será coletada na cobertura das edificações e encaminhada para cisternas ou tanques, a fim de ser utilizada em atividades que não requeiram o uso de água tratada, tais como rega de jardins e hortas; lavagem de sanitários, garagens, vidros, calçadas, pisos, varandas e terraços.

O combate ao desperdício de água compreenderá ainda ações voltadas à conscientização da população através de campanhas educativas e deverá ser tema de aulas nas escolas da rede pública municipal, com palestras sobre o uso abusivo da água e os métodos de conservação, dentre outros.

Novas construções

As disposições de que tratam o Projeto de Lei nº 005/2015 deverão ser adequadas aos prédios já existentes da administração pública municipal, sejam eles próprios ou alugados, e também serão aplicadas nas novas construções.

Aprovação

O Projeto de Lei nº 005/2015 foi aprovado em duas votações. A primeira, na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 24 de maio, e a segunda, nesta terça-feira (31). Agora, será encaminhado para sanção do prefeito Valmir Mariano, que terá um prazo de 180 dias para regulamentar a lei.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Coletivo 2.8 / Ascomleg