Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara aprova projeto de lei que cria Semana do Bebê em Parauapebas

Câmara aprova projeto de lei que cria Semana do Bebê em Parauapebas

Publicado em Quarta, 15 de Junho de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

Numa única discussão, os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas aprovaram, na sessão ordinária da última terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 024/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui a Semana do Bebê em Parauapebas.

De acordo com o artigo 1º da referida lei, a Semana do Bebê deverá ocorrer anualmente na quarta semana do mês de maio, iniciando suas atividades com abertura e cerimônia específica.

O objetivo do evento é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento integral das crianças na primeira infância em prioridade na agenda do município, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

Justificativa

Na justificativa do projeto de lei, o gestor municipal defende que a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fim de tornar prioritário o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a seis anos de idade.

Por fim, o prefeito ressalta que as atividades a serem desempenhadas são de pequena monta e já estão incluídas no orçamento municipal vigente, não havendo, portanto, a criação de despesas novas.

Apreciação

O relator do projeto, Euzébio Rodrigues (PT), defendeu a aprovação do programa. “É mais uma política pública, um programa social que o governo está implantando no município, influenciado pelas Nações Unidas para que as nossas crianças sejam bem assistidas”.

Euzébio Rodrigues - PT

Eliene Soares (PMDB) e Charles Borges (Pros) falaram da necessidade de ampliar a atenção dada aos bebês para que ela não fique restrita a apenas uma semana do ano. “A garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos deve ser diária. Temos que fomentar essas políticas de forma constante”, destacou Charles Borges. “É importante que o projeto não fique restrito somente a uma semana, para fazer propaganda eleitoreira”, alertou Eliene Soares.

Charles Borges - PROS

Eliene Soares - PMDB

Por sua vez, Bruno Soares (PSD) ressaltou que a criação da Semana do Bebê é o pontapé inicial para concretizar ações que já são desenvolvidas em atenção às crianças e também para fomentar novas políticas. “Estamos regulamentando algo que já faz parte do calendário. Acho bastante positivo e espero que possamos contemplar esse programa com recursos na LOA (Lei Orçamentária Anual)”.

Bruno Soares - PSD

Já o presidente da Câmara, Ivanaldo Braz (PSDB), destacou que a criação da Semana do Bebê não significa que será apenas nesse período que o poder público adotará medida em benefício dos bebês. “A assistência para as crianças tem que ser realizada todo dia. Essa questão da semana é mais uma questão comemorativa, para enfatizar a atenção que deve ser dada a elas”.

Ivanaldo Braz - PSDB

Vigência

Como o projeto foi aprovado em discussão única, será encaminhado para sanção do prefeito Valmir Mariano e entrará em vigor na data em que for publicado.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Josean Chocolate