Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Dia sem carro será incluído no calendário municipal

Dia sem carro será incluído no calendário municipal

Publicado em Domingo, 19 de Junho de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

A data de 22 de setembro será incluída no calendário oficial de eventos do município como “Dia Municipal sem Carro” em Parauapebas. É o que prevê o Projeto de Lei nº 038/2015, de autoria do vereador Bruno Soares (PSD), aprovado na última terça-feira (14), durante sessão da Câmara Municipal.

Imagem: Divulgação/Internet

No texto do projeto, o autor argumenta que a celebração desta data já ocorre em diversas cidades do mundo, com o objetivo de estimular as pessoas a refletir sobre o uso excessivo do automóvel, além de incentivá-las a reduzir o uso de carros e motos, ou substituí-los por meios de transporte mais sustentáveis, como bicicleta.

“A ideia é que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia do ano, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar automóvel”, relatou Bruno Soares.

Segundo Bruno, a inclusão da data no calendário municipal é importante, pois assim o poder público ampliará esforços para promover atividades e campanhas educativas no intuito de atrair adeptos ao não uso de veículos motorizados.

“Já existem vários grupos de ciclistas no nosso município. E é importante que o governo dê suporte para incentivar cada vez mais pessoas a aderirem ao uso da bicicleta. Acredito que este foi o governo que mais fez ciclovias. Podemos observar na rodovia PA 160 e na Estrada Faruk Salmen. Essa lei vai contribuir para que a municipalidade esteja no centro da promoção dessa atividade, que é tão saudável e sustentável”, argumentou o vereador.

O vereador Charles Borges (Pros), que faz parte de grupos de ciclistas, destacou que é preciso haver mobilização para proteger a Floresta Nacional de Carajás. “Moramos em um lugar privilegiado e não nos damos conta do mal que fazemos à natureza. Estamos degradando, derrubando morros e usando veículos que também agridem o meio ambiente. Um dia sem carro é uma forma de começarmos a nos moldar. Além disso, é economicamente viável para o bolso, pois temos um dos combustíveis mais caros do país”.

O projeto foi aprovado em discussão única e será encaminhado para sanção do prefeito Valmir Mariano.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Coletivo 2.8 / Ascomleg