Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadora Francisca Ciza quer serviços de telefone fixo e de internet restabelecidos no CTA

Publicado em Terça, 21 de Março de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Preocupada com a efetividade dos serviços prestados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Parauapebas (CTA), a vereadora Francisca Ciza (DEM) solicitou ao Poder Executivo, em regime de urgência, a reativação de linha telefônica e dos serviços de internet no departamento.

Instalado no município em 2004, o órgão atua na identificação e acompanhamento de casos de HIV/aids, hepatites virais e outras DSTs, além de desenvolver ações de combate a essas doenças. A interrupção de serviços básicos impede a eficácia do trabalho do CTA.

Conforme dados apresentados pela vereadora, o centro possui atualmente 5.200 pacientes cadastrados, sendo 800 em tratamento para HIV/aids, gestantes e crianças soropositivas. O CTA realiza atendimento e agendamento de consultas com equipe multiprofissional (infectologista, enfermagem, psicóloga, assistente social, pediatria e ginecologista) e necessita realizar busca ativa de pacientes faltosos, comunicar aos pacientes sobre agendamentos de exames especializados e cadastros de cartão SUS.

Segundo Francisca Ciza, a falta de internet e de linha telefônica vem impedindo que a unidade consiga manter seu padrão de atendimento com excelência. Para que sejam normalizados os referidos serviços, a vereadora apresentou ao plenário a Indicação nº 43/2017, que foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

Após a apreciação, a proposição será encaminhada ao Poder Executivo para que tome as providências pertinentes.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)