Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > José Pavão propõe realização de sessão itinerante nos bairros Ipiranga e Tropical

Publicado em Segunda, 03 de Abril de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Em resposta aos moradores dos bairros Jardim Ipiranga, Tropical I e II, que estiveram na Câmara Municipal reivindicando melhorias, o vereador José Pavão (PSDB) propôs a realização de uma sessão itinerante nestas comunidades. A sugestão foi feita por meio do Requerimento nº 4/2017, apresentado na sessão da última terça-feira (28).

José Pavão - PSDB

No início do mês de março, uma comissão formada por diretores da Associação Central dos Moradores dos referidos bairros foi recebida pelos vereadores José Pavão, Zacarias Marques (PSDB) e Kelen Adriana (PTB). Na ocasião, a comissão apresentou uma lista com 23 reivindicações para os bairros, entre elas, limpeza, construção de unidades de saúde, creches, escolas e policiamento.

Na justificativa do requerimento, Pavão argumenta que a realização de sessão itinerante está prevista na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal, necessitando apenas de aprovação em plenário para que a sessão ocorra fora da sede do Poder Legislativo.

De tal forma, no entendimento de Pavão, levar a sessão até os bairros Ipiranga, Tropical I e II seria uma maneira de o Legislativo se aproximar daquelas comunidades e acompanhar de perto suas necessidades.

“Esses bairros tiveram um adensamento acima de quaisquer perspectivas de planejamento, bem como da oferta de serviços públicos, tendo como consequência os mais diversos problemas sociais. Daí a importância desta Casa lançar um olhar local para aquela comunidade, fazendo uma sessão itinerante, de forma a apreciar e, quando for o caso, aprovar os pedidos dos moradores”, relatou José Pavão.

No texto do requerimento o vereador sugere que a sessão itinerante seja realizada no dia 7 de abril (sexta-feira), a partir das 15 horas.

A proposição foi aprovada e sua execução será analisada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Diárias
Na mesma sessão, José Pavão apresentou o Projeto de Resolução nº 1/2017, objetivando alterar a Resolução nº 5/2016, que dispõe sobre a concessão de diárias, passagens e reembolso de combustível no âmbito da Câmara Municipal de Parauapebas.

O projeto altera o artigo 14 da referida resolução, reduzindo o prazo mínimo para solicitação de emissão de passagem aérea de sete para dois dias.

“Estamos fazendo apenas adequação, para facilitar trabalho da Câmara. Há casos em que precisamos viajar com urgência e se formos esperar esse prazo de sete dias podemos acabar não resolvendo. Essa mudança dará mais mobilidade ao parlamento, para que possamos atender melhor à população”, explicou José Pavão.

A vereadora Joelma Leite (PSD) foi favorável à proposição e defendeu a redução do prazo para dois dias. “Existem viagens programadas e viagens como as da CPI da Vale, por exemplo, nas quais às vezes precisamos com urgência e nestes casos ficamos prejudicados em virtude do prazo vigente. Essa alteração não prejudicará à economicidade da Câmara, pois vamos continuar planejando as viagens para garantir o melhor preço. Só mudará nos casos de urgência”, argumentou a vereadora.

O Projeto de Resolução nº 1/2017 foi aprovado, em discussão única, e entrará em vigor assim que for sancionada pela presidência da Câmara Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: José Piedade / Ascomleg