Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Implantação do Programa Farmácia Viva é proposta por Eliene Soares

Implantação do Programa Farmácia Viva é proposta por Eliene Soares

Publicado em Quarta, 26 de Abril de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Proporcionar acesso fácil a plantas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças de menor gravidade à população de baixa renda é o foco do Programa Farmácia Viva, proposto pela vereadora Eliene Soares (PMDB) para ser implantado em Parauapebas, por meio da Indicação nº 95/2017.

De acordo com a vereadora, em muitas cidades brasileiras o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços que envolvem a produção e o uso de plantas medicinais, de drogas vegetais, derivados e/ou de fitoterápicos, a partir de programas municipais e estaduais. Alguns são regulamentados por legislação específica há mais de dez anos.

Para Eliene Soares, o programa Farmácia Viva é uma alternativa para proporcionar mais qualidade de vida à população, além de ser economicamente mais acessível. A vereadora citou exemplos das prefeituras de Vitória (ES), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Itapipoca (CE) e Betim (MG), que implantaram programas de fitoterapia aplicados no serviço público, com atenção voltada à saúde primária e que têm obtido sucesso nos resultados.

“Portanto, devido ao alto custo dos medicamentos e à ocorrência dos efeitos colaterais por eles provocados, bem como a eficácia comprovada das plantas medicinais, o crescente interesse da comunidade pelo uso desta terapia e a necessidade de orientar a população sobre o uso correto das plantas medicinais, indico a implantação da fitoterapia na rede municipal de saúde de Parauapebas, com o apoio da administração pública, de profissionais da saúde e da comunidade local”, ressaltou Eliene Soares.

A indicação da vereadora foi aprovada na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (25) e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg