Página inicial > Notícias > Obras de saneamento básico e de lazer são solicitadas por Raianny Rodrigues, Francisco Eloecio e Zé do Bode

Em uma sessão produtiva na manhã da última terça-feira (3), os vereadores Raianny Rodrigues (Pros), Francisco Eloecio (Republicanos) e Elvis Silva (MDB), conhecido como Zé do Bode, apresentaram ao plenário indicações solicitando ao Poder Executivo melhorias em benefício da população do município.

• Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 11h15

Primeiramente, a vereadora Raianny Rodrigues pediu ao Poder Executivo (Indicação nº 176/2022) a reforma e revitalização da praça, localizada na nona etapa do Residencial Nova Carajás em Parauapebas.

Vereadora Raianny Rodrigues

Segundo contou a legisladora, a praça necessita de uma reforma urgente, pois há muito tempo não foi feita nenhuma obra de restauração nos equipamentos de brinquedos, canteiros, paisagismo e pintura do local.

“O estado atual da praça impede seu uso de forma integral pela comunidade, uma vez que a estrutura se encontra desgastada, precisando de reparos. Além disso, a praça é também um local de lazer para as crianças, jovens e adultos. Tenho certeza que com a revitalização e a reforma da praça teremos um espaço amplo, limpo e conservado que vai trazer mais segurança e proporcionar bem-estar à comunidade local, que será beneficiada e passará a contar com um verdadeiro ambiente de lazer para as famílias que vivem ali, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar de todos”, explicou Raianny Rodrigues.

A vereadora também pediu (Indicação nº 177/2022) ao governo municipal a construção de uma praça com academia de ginástica popular no Bairro Tropical.

Conforme destacou, o Complexo Tropical é um grande e importante bairro, onde residem muitos idosos, crianças, jovens e adolescentes, mas não há áreas que proporcionem momentos de interação e lazer.

“A construção da praça, além de urbanizar o local e zelar pelo bem-estar da nossa população, oferecerá um ponto de lazer, descanso e entretenimento, e os aparelhos de ginástica ajudarão nas atividades físicas de todos que ali irão ser beneficiados. Desta forma, as pessoas que no bairro residem terão melhores condições de lazer, diversão e qualidade de vida, além da beleza que uma praça oferece”, finalizou a parlamentar.

Já o vereador Francisco Eloecio requisitou à prefeitura (Indicação n° 178/2022) a viabilização de reforma completa do Parque Residencial Amazônia, localizado no Bairro Amazônia.

Vereador Francisco Eloecio

O legislador destacou que o Parque Residencial Amazônia é um ambiente arborizado e com grande área verde urbana que promove para a população a interação social e que atende às diversas faixas etárias com o lazer e contato com a natureza.

Apesar de ser bastante utilizado por diversas pessoas, o espaço encontra-se com seus aparatos sucateados, o que dificulta as atividades e as possibilidades de acontecimentos de práticas sociais, sendo urgente a reforma das quadras de esportes, a limpeza e roço do excesso mato, iluminação para melhor segurança e a substituição dos brinquedos infantis.

Em seguida, Francisco Eloecio apresentou a Indicação n° 179/2022, requisitando pavimentação asfáltica no trecho da Rua Araguaia, principal acesso ao Mercado Municipal do Bairro Rio Verde.

Para o vereador, a Rua Araguaia se encontra em más condições e por ser acesso importante à feira do bairro possui grande fluxo de veículos e pessoas que vão ao mercado para realizar suas compras. Assim, a melhoria na via vai contemplar a população e os feirantes com maior acessibilidade e melhores condições para a circulação de pessoas e mercadorias.

O vereador Zé do Bode pediu (Indicação nº 180/2022) ao Poder Executivo municipal a contratação de empresa especializada para efetuar a recuperação total do “Lago Nova Carajás”.

Vereador Zé do Bode

O pedido inclui o desassoreamento, manutenção e preservação do espaço. Atualmente, o lago é um ponto de referência e cartão postal do município. A área é frequentada por diversas pessoas que buscam contato direto com a natureza e encontram-se para piqueniques, passeios, visualização do lago, belas imagens para fotografias e filmagens, passeios de pedalinhos, barracas com vendas de comidas diversas, lanches, souvenires e outras atrações.

“Nota-se a falta de investimentos por parte do poder público em contemplar os frequentadores com maior segurança, placas indicativas, banheiros públicos, mureta de contenção ao redor do lago para evitar acidentes, manutenção das margens e, acima de tudo, a contratação de uma empresa especializada para cuidar da manutenção e preservação da área, com limpeza e descontaminação do lago”, explicou Zé do Bode.

O parlamentar ainda requisitou (Indicação 181/2022) a recuperação total das ruas e drenagens do Bairro Cidade Jardim e cópia dos documentos licitatórios em andamento para a referida recuperação.

“São péssimas as condições em que se encontram as ruas e avenidas do Bairro Cidade Jardim, com grandes buracos que já viraram crateras, ruas alagadas por falta de drenagem ou entupimento de bueiras, o que facilita a grande onda de crimes, assaltos, latrocínios e outros pormenores que denigrem a imagem do bairro”, concluiu o vereador.

Após as devidas apresentações, as indicações foram submetidas à votação parlamentar. Todas foram aprovadas em unanimidade e serão enviadas à administração municipal, que deverá analisar e, se houver disponibilidade orçamentária, executar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Pedro Almeida (AscomLeg 2022)