Página inicial > Notícias > Construção de escolas, ciclovias, ponto de van, praças e recuperação de sinalização são solicitadas por vereadores

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (24), os vereadores “Leandro do Chiquito” (Pros), Raianny Rodrigues (Pros), Zacarias Marques (PP), Rafael Ribeiro (MDB) e “Zé do Bode” (MDB) apresentaram indicações solicitando obras e reformas para o município.

• Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 09h18

Escola

Chiquito pediu na Indicação nº 219/2022 que o Poder Executivo Municipal inclua no calendário de obras do município a construção de uma escola de Ensino Fundamental no Bairro Linha Verde.

“Chegou ao meu conhecimento que no bairro citado não há escola para atender às crianças da localidade. Diante da ausência, os pais se deslocam para outros bairros a fim de conseguirem vagas para seus filhos, o que tem causado transtornos. Desde 2008, por meio da Lei nº 11.700, é incumbência do poder público disponibilizar escola pública o mais próximo possível da residência do estudante”, relatou o vereador.

Ciclovias

Em seguida, Raianny apresentou a Indicação nº 220/2022, na qual solicita a construção de ciclovias em toda extensão da Avenida Carajás, no Bairro Nova Carajás, que estão recebendo ou que futuramente receberão melhorias.

“Nossa cidade tornou-se referência em todo o estado e também nacionalmente com atletas de ponta que disputam provas em toda região e a nível nacional. Portanto, nada mais justo que criarmos condições para que estes atletas possam ‘rodar’ com mais segurança pelas ruas de nossa cidade”, argumentou.

Pontos de ônibus
Raianny Rodrigues apresentou também a Indicação nº 221/2022, pedindo a construção de uma parada de ônibus e vans coberta, bem como a sinalização horizontal e vertical nas ruas de todo o Complexo Tropical.

“Com a construção do ponto, vamos reduzir os transtornos relativos ao transporte público de passageiros. Além de amenizar a exposição dos usuários ao sol ou chuva, a medida proporcionará maior comodidade e conforto aos moradores na espera do transporte. Quanto à sinalização, a falta dela causa inúmeros transtornos à população e acidentes, muitos deles com vítima fatal”, relatou.

Sinalização

Já o vereador Zacarias Marques propôs na Indicação nº 222/2022 a recuperação da sinalização de trânsito da Rodovia PA-275 e das vias paralelas a ela.

“Ressalte-se ainda a necessidade de que sejam colocadas placas que sinalizam a aproximação das faixas de pedestres e lombadas. É imprescindível a revitalização dos mecanismos de identificação de trânsito, que, além de facilitar a circulação de pedestres e condutores de veículos, evita a incidência de acidentes”, justificou.

Praça

Por sua vez, o vereador Rafael Ribeiro pediu na Indicação nº 226/2022 a reforma da praça, bem como a cobertura e reforma da quadra de esportes, situada no Bairro Vila Nova.

“Sabe-se que a regular prática de atividades físicas e esportivas é sinônimo de boa saúde, traduzindo-se em hábitos saudáveis para os munícipes de todas as faixas etárias. Com a reforma e cobertura da quadra de esportes, nosso povo poderá praticar esportes nos mais diversos horários, além de ter um espaço para realização de eventos comunitários”, defendeu.

Recuperação total

Por fim, o vereador Zé do Bode propôs por meio da Indicação nº 227/2022 que seja feita recuperação total do Bairro Bom Jesus, localizado no Complexo VS-10, incluindo ruas e bueiras, a construção de praça com quiosque de lanches, academia de ginástica ao ar livre, quadra de esportes e parquinho infantil.

“Com as ruas esburacadas, sem calçadas e meio fio, e tomadas pelas águas, as pouquíssimas ruas com capeamento asfáltico estão necessitando de recuperação; as bueiras estão entupidas e com esgoto jorrando a céu aberto; as áreas públicas totalmente tomadas pelo mato; e as laterais das ruas estão precisando de capina e recuperação da iluminação pública, para minimizar a ação de bandidos”, descreveu.

Aprovação
As seis indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida (AscomLeg 2022)