Página inicial > Notícias > Câmara cria Programa Aluno Nota 10 e sugere arborização com espécies frutíferas nas escolas

Para valorizar os estudantes da rede pública municipal, a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão ordinária de terça-feira (24) o Projeto de Lei nº 63/2022, que cria o Programa Aluno Nota 10.

• Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 10h04

Com a nova lei, os melhores alunos das escolas municipais vão receber pagamento em dinheiro, em quantia a ser estipulada pelo Poder Executivo, ou cursos de idiomas ou ainda concessão de bolsas de estudos em escola de ensino médio de referência.

O projeto é de autoria da vereadora Eliene Soares (MDB) e tem os objetivos específicos de desenvolver o interesse dos alunos da rede pública municipal pelos estudos e homenagear aqueles alunos que se destacarem.

A implantação, coordenação e o acompanhamento do programa ficarão a cargo do órgão competente do Poder Executivo, funcionando anualmente do início ao final do ano letivo escolar.

Para a autora do projeto de lei, Parauapebas possui 48 mil estudantes matriculados na rede pública municipal, que só são valorizados quando alguma competição de fora os coloca em evidência, a exemplo das olimpíadas de matemática, de astronomia ou de química.

“Temos a oportunidade de reconhecer, em nível local, o potencial de nossos estudantes e premiá-los continuamente durante o ano letivo, como forma de inspirar até mesmo alunos que se sentem desinteressados pelos estudos. O prêmio aos melhores desenvolverá, por efeito cascata, o interesse dos discentes pelos estudos, de forma a garantir o fortalecimento do ensino público no município, valorizando alunos, professores e escolas, bem como os incentivando a apresentar o melhor desempenho no âmbito da rede pública municipal”, explicou Eliene Soares.

Arborização de escolas
A vereadora ainda apresentou ao plenário o Projeto de Lei nº 74/2022, solicitando arborização com espécies frutíferas nas escolas municipais de Parauapebas.

O objetivo do projeto é promover a arborização nas escolas que tenham espaço físico e condições pertinentes para o plantio, como mecanismo de incentivar o cultivo para acesso e consumo de frutas frescas, promover a educação ambiental, propiciar conforto térmico e combater a nocividade ao meio ambiente do efeito estufa.

O projeto também foi aprovado pelo parlamento e estabeleceu que o Poder Executivo fique a cargo de promover o plantio. Eliene Soares explicou que a arborização com espécies frutíferas traz grande contribuição às práticas nutricionais nas escolas, uma vez que as frutas são de elevada importância para o desenvolvimento saudável das crianças, para a manutenção da saúde e para a educação alimentar dos futuros adultos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Internet e Pedro Almeida / AscomLeg2022