Página inicial > Notícias > Vereadores pedem ampliação nas opções de lazer do município

Vereadores pedem ampliação nas opções de lazer do município

A ampliação de alternativas de lazer para o município foi assunto na sessão ordinária desta terça-feira (07). Pedidos de construção de praças, rua de lazer e reforma de estádio foram aprovados pelos vereadores como mecanismo de aumentar e desenvolver os espaços de lazer na cidade.

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 12h49

Praça para a Vila Rio Branco

A construção de uma praça com quadra de esportes, com instalação de equipamentos de ginástica ao ar livre e playground foi solicitada pelo vereador Josemir Santos (Pros) para a Vila Rio Branco.

Vereador Josemir Santos

Na Indicação nº 242/2022, o parlamentar explicou que as praças proporcionam momentos de interação, bem estar no convívio ao ar livre e importantes espaços de lazer para as crianças. Por isso, a construção de uma praça na Vila Rio Branco, situada na zona rural, vai permitir aos moradores a realização de suas atividades esportivas e de lazer próximo de suas residências.

Praça no Bairro Cidade Jardim

A revitalização da praça de lazer Aldeane Santos, localizada na Rua 01, no Bairro Cidade Jardim, foi solicitada pelo vereador Joel do Sindicato (PDT) por meio da Indicação n° 244/2022.

Vereador Joel do Sindicato

O vereador Joel contou que com o decorrer do tempo a praça caiu no descaso do poder público e hoje é um local inseguro para população, pois está com toda a iluminação pública comprometida, lixeiras deterioradas, quadra em estado caótico, bem como o parquinho sem condições de uso e equipamentos da academia sem manutenção, sendo urgente a revitalização do local.

Reforma nos estádios

Por sua vez, o vereador Israel Miquinha (PT) voltou suas atenções às necessidades de cobertura da arquibancada, implantação do sistema de som, painel eletrônico e a substituição da iluminação em Led para os Estádios Rosenão, no Bairro Liberdade, Castanhão, no Bairro Palmares Sul, e Estádio Arena, no Bairro Palmares II.

Vereador Israel Miquinha

O pedido para recuperação dos estádios foi apresentado em caráter de urgência na Indicação nº 230/2022. Miquinha explicou que o investimento na infraestrutura desses espaços cabe a gestão pública, pois investir na cidade é investir na população. Sendo, então, as melhorias um mecanismo de proporcionar mais conforto nessas grandes áreas de lazer. Assim, as revitalizações facilitarão o bom desenvolvimento dos eventos que serão realizados nos respectivos estádios, além de um maior acolhimento aos espectadores.

Rua de Lazer

A reabertura da rua de lazer no Bairro Cidade Nova foi requerida pelo vereador Josivaldo da Farmácia (PP). O pedido, oficializado na Indicação nº 233/2022, foi uma demanda apresentada por alguns moradores da cidade, que pediram, inclusive, a implantação de ruas de lazer em outros bairros de Parauapebas.

Vereador Josivaldo da Farmácia

A rua de lazer possibilita a realização de atividades físicas, passeios, piqueniques, atividades desportivas amadoras e boas conversas, proporcionando saúde e melhora a autoestima das pessoas.

Investimento nas Feiras

Josivaldo da Farmácia ainda apresentou a Indicação nº 232/2022, requisitando a prefeitura que institua comissão municipal para a realização de estudos e ações estratégicas que busquem melhorar a organização, atratividade e potencialidades das feiras livres e mercados públicos do município.

Na ocasião, o legislador destacou que Parauapebas possui três mercados públicos e dez feiras livres, contudo muitas não possuem a infraestrutura adequada, organização interna e externa, controle e fiscalização do tráfego de veículos, área para carga e descarga, disposição dos produtos, bancas e barracas padronizadas, orientação sanitária para comercialização de alimentos in natura, meios de pagamentos acessíveis, entre outros fatores, o que prejudica o potencial econômico, social, cultural e turístico destes espaços públicos.

Portanto, é importante a criação de uma comissão municipal para desenvolver políticas públicas voltadas ao segmento com o objetivo de impulsionar a melhoria do atendimento ao público e qualidade dos produtos e serviços comercializados nestes ambientes.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2022)