Página inicial > Notícias > Vereadores aprovam melhorias na mobilidade do município

Vereadores aprovam melhorias na mobilidade do município

A mobilidade urbana esteve em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (07), onde os vereadores Joel do Sindicato (PDT), Eliene Soares (MDB) e Aurélio Goiano (PSD) apresentaram proposições com o objetivo de melhorar a prestação de serviços de transporte público e o tráfego no município.

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 13h04

Paradas de Transporte Coletivo

Na Indicação nº 243/2022, o vereador Joel do Sindicato pediu ao Poder Executivo municipal que construa paradas de transporte coletivo ao longo das Avenidas Sônia Côrtes, no Bairro Parque dos Carajás, e “G”, no Bairro Cidade Jardim.

Vereador Joel do Sindicato

Conforme explicou o vereador Joel, as avenidas são importantes rota do transporte escolar e ainda existem pontos de parada de ônibus sem área de proteção contra chuva, sem bancos de espera e com outras problemáticas.

O legislador ainda contou que são diversas as pessoas que utilizam o transporte, sendo estas, na sua maioria crianças, idosos e mulheres que precisam esperar o transporte coletivo em pé, sem segurança, expostas ao risco de acidentes de trânsito, submissas a todas as intempéries. Além disso, o parlamentar revelou que a falta de abrigo nos pontos de parada de ônibus é um desrespeito a população usuária do transporte, que amparados pela Lei nº 12.587/2012, que versa sobre Política Nacional de Mobilidade Urbana, devem dispor de um local adequado para aguardar o transporte público.

Estacionamento nas proximidades da Rua do Comércio

Um estudo de viabilidade para implantar um estacionamento público nas imediações da Rua do Comércio foi proposto pela vereadora Eliene Soares. Na Indicação nº 254/2022, a parlamentar explicou que é necessária a ampliação dos estacionamentos, tal como está sendo feito na Rua 11, no Bairro Cidade Nova.

Vereadora Eliene Soares

Eliene Soares destacou que muitas pessoas desistem de comprar algo na Rua do Comércio por não encontrarem local adequado para estacionar seu veículo. A vereadora ainda relatou que as câmeras de videomonitoramento por todos os lados fazem com que qualquer deslize vire uma multa. E que, nos períodos de alta temporada de compras, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, a Rua do Comércio se torna a maior aglomeração por metro quadrado do interior do Pará, com pessoas em polvorosa para comprar.

A parlamentar ainda alegou que é difícil contabilizar os prejuízos, mas o comércio do Rio Verde perde muito dinheiro por falta de estacionamentos. Portanto, um estacionamento será mais um atrativo para o comércio no Rio Verde.

Ponte na Vila Carimã

Outro pedido que vai contribuir com o tráfego do município, foi a liberação da ponte de ferro, ao lado da Ponte do Caju, localizada antes da Vila Calimã, na zona rural do município.

O pedido, de autoria do vereador Aurélio Goiano, apresentado ao plenário na Indicação nº 251/2022, relatou que a ponte de ferro apresenta graves problemas que comprometem sua estrutura, fragilizando consideravelmente a segurança de condutores de veículos que utilizam a referida ponte diariamente.

Vereador Aurélio Goiano

Aurélio Goiano explicou que a ponte de concreto já foi construída a mais de um ano, falta somente fazer os aterros em suas cabeceiras e liberar para que seja utilizada pelos moradores das comunidades.

Após as devidas apresentações, as proposições foram aprovadas pelos demais vereadores e serão enviadas ao Poder Executivo para análise e posterior implementação, caso haja disponibilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2022)