Página inicial > Notícias > Vereadores requisitam ação do Executivo na mobilidade urbana, produção rural e a oferta de curso preparatório

Em mais uma sessão ordinária produtiva, ocorrida na manhã desta terça-feira (21) na Câmara Municipal de Parauapebas, os vereadores aprovaram proposições requisitando ao Poder Executivo providências na mobilidade urbana, auxílio técnico para a produção rural e o fornecimento de cursos preparatórios para pessoas de baixa renda.
  • Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 12h25
Faixas elevadas

Vereador Joel do Sindicato

Um estudo de viabilidade para a construção de faixas de pedestres elevadas (lombofaixas) nas proximidades de escolas e de avenidas, ao longo de todo o município de Parauapebas, foi solicitado ao Poder Executivo pelo vereador Joel do Sindicato (PDT) na Indicação nº 262/2022.

Segundo explicou o vereador Joel, as faixas elevadas (lombofaixas) têm dupla finalidade, pois funcionam como quebra-molas e também como faixas de pedestres, o que favorece a redução de velocidade dos veículos surtindo mais efeito do que as lombadas comuns, o que vai garantir mais segurança aos pedestres e condutores ao trafegarem nas vias.

Patrulhas agrícolas

Vereador Zé do Bode

Para atender aos colonos e produtores rurais, o vereador Elvis Silva, conhecido como Zé do Bode (MDB), apresentou a Indicação n° 270/2022 requisitando ao Poder Executivo municipal que viabilize o aumento da frota das patrulhas motorizadas agrícolas.

As patrulhas motorizadas agrícolas são equipamentos tipo tratores que têm por finalidade ajudar o colono e pequeno produtor rural na mecanização de suas propriedades.

Assim, os colonos terão condições de melhorar o plantio de hortifrúti e garantir sua sobrevivência e de seus familiares, e ainda aumentar sua produtividade e a oferta de gêneros alimentícios nas feiras e mercados do município.

O vereador Zé do Bode também destacou que a patrulha rural é composta por um trator de esteira ou de pneu com arado para gradeio e abertura de estradas, uma escavadeira de esteira para efetuar tanques de peixes e desbasto de morros, uma basculante para remoção de terra e outros materiais e uma patrol para nivelamento de áreas.

“Com a atual defasagem da frota muitos colonos e produtores rurais estão com dificuldades em suas produções devido a demora no atendimento em sua propriedade”, ressaltou o vereador Zé do Bode.

Preservação dos rios

Vereador Léo Márcio

Atento a temática ambiental, o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou a Indicação nº 277/2022 requisitando ao Poder Executivo municipal a criação de um grupamento ambiental na Guarda Municipal para atuar na proteção dos rios de Parauapebas.

Segundo explicou o vereador Léo Márcio, a saída mais econômica e mais eficiente para o município é criar o grupamento ambiental pois tornará possível estabelecer um treinamento especial para esses agentes, bem como possibilitar que esses servidores fiscalizem, apliquem multas e afins, tudo mediante normativas e parcerias a serem firmadas com os órgãos ambientais.

Cursinho para concurso

Vereador Israel Miquinha

Com a intenção de criar oportunidade para a população de baixa renda, o vereador Israel Miquinha (PT) propôs a implementação de um cursinho popular preparatório para concurso público para os munícipes com hipossuficiência financeira.

O pedido foi apresentado ao plenário na Indicação nº 280/2022, onde o vereador Miquinha ressaltou que o cursinho popular preparatório para concurso público tem como objetivo preparar candidatas e candidatos em situação de vulnerabilidade sócio econômica para o ingresso nas carreiras públicas.

Miquinha ainda destacou que os munícipes de baixa renda enfrentam enormes dificuldades de acesso aos cursinhos preparatórios tradicionais.

Novos cargos de terapeuta ocupacional

Vereador Leandro do Chiquito

Na Indicação n° 281/2022, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) pediu ao Poder Executivo que crie mais três cargos de terapeuta ocupacional para atuação junto ao Centro Especializado em Reabilitação - CER.

Atualmente em funcionamento nas dependências da Policlínica, o CER tem realizado um relevante serviço para a população parauapebense, com mais de cinco mil atendimentos mensais, sendo o número de terapeutas insuficiente para atender a demanda da população que cresce a cada dia.

Desse modo, com a criação de mais cargos, bem como a contratação de mais terapeutas, a população será mais bem assistida.

Motolância no SAMU

Vereador Josivaldo da Farmácia

Por fim, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) pediu ao Poder Executivo que inclua a utilização de motolância no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na Indicação nº 283/2022, o parlamentar contou que a prestação deste serviço será utilizada para atendimento das vítimas e pacientes em vias congestionadas, principalmente em áreas de difícil acesso. Os atendentes do serviço solicitarão as principais informações à pessoa que faz o chamado telefônico para a definição do melhor tipo de viatura para o atendimento, conforme a gravidade da ocorrência. As motolâncias serão operadas por profissionais habilitados, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que farão cursos de atendimento pré hospitalar e de motociclista de atendimento em urgência, incluindo treinamento prático e teórico de pilotagem defensiva e ofensiva.

Encaminhamentos

Diante da relevância das matérias, todas as Indicações foram aprovadas pelos vereadores e serão enviadas para análise e, se houver disponibilidade orçamentária, implementação pelo Poder Executivo municipal.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2022)