Página inicial > Notícias > Educação: vereadores propõem construção de escolas, programa de estágio e cursos de graduação

Raianny Rodrigues (Pros), Rafael Ribeiro (MDB), Léo Márcio (Pros) e Israel Miquinha (PT) apresentaram indicações propondo melhorias na estrutura e no ensino, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (14).

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 12h36

Construção de escolas

Entre as matérias apresentadas, três solicitavam a construção de escolas nos bairros Nova Esperança II, Ipiranga e Vila Nova.

Raianny solicitou, por meio da Indicação nº 256/2022, a construção de uma escola no Bairro Nova Esperança II.

“Esta proposição tem por objetivo colocar os jovens do bairro na escola, uma vez que, a evasão escolar na comunidade é muito grande. Em visitas e conversas com as famílias percebemos essa necessidade, pois as escolas que existentes ficam em outros bairros e muito distantes, o que acaba por desmotivar esses jovens a continuarem seus estudos”, relatou a vereadora.

Raianny Rodrigues - Pros

Já Rafael apresentou a Indicação nº 257/2022, na qual pede a construção de uma escola de educação infantil e ensino fundamental no Bairro Ipiranga.

“A construção da escola no bairro supracitado facilitará a mobilidade e acessibilidade das nossas crianças à escola, evitando assim a dependência do transporte coletivo escolar, e ainda priorizando que a criança estude dentro de sua comunidade, mais próximo de suas residências, o que ocasionará no maior bem-estar e consequentemente mais qualidade no aprendizado dos alunos”, argumentou o parlamentar.

Rafael Ribeiro - MDB

Na sequência, Léo Márcio pediu, por meio da Indicação nº 274/2022, a construção de uma escola infantil, com funcionamento em tempo integral, no Bairro Vila Nova.

“A população que ali reside exarou diversas reclamações sobre o fato de que a creche mais próxima fica no Bairro Cidade Jardim, algo que dificulta a ida das crianças para a instituição. Vale lembrar que existem muitas mães solteiras naquela localidade, que precisam trabalhar, mas não possuem uma pessoa para cuidar de seus filhos e nem condições de pagar alguém para cuidar das crianças. Sendo assim, acabam impedidas de laborar e trazer o sustento para os lares”, descreveu.

Léo Márcio - Pros

Estágio
O vereador Miquinha sugeriu, por meio da Indicação nº 273/2022, que a prefeitura faça convênio com instituições de ensino para oferecer programas de estágio curricular supervisionado obrigatório, no âmbito da administração pública.

“O convênio facilita às possibilidades de os estudantes encontrarem estágio na sua devida área, adequada e compatível com o seu perfil. O estágio obrigatório é uma importante etapa na formação de muitos estudantes, porque ele torna possível que o conhecimento adquirido em sala de aula seja vivenciado de forma prática, o que é um grande diferencial para o futuro profissional no mercado de trabalho”, justificou.

Miquinha - PT

Graduação
Por fim, o vereador Léo Márcio apresentou a Indicação nº 275/2022 propondo que a prefeitura firme parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Parauapebas, para ofertar os cursos de graduação nas vertentes de Engenharia Elétrica, Mecatrônica, Civil, Eletrônica, de Software, Química e de Minas.

“O que falta para institutos federais ofertarem tais cursos de graduação são verbas e incentivos. Assim, torna-se perfeitamente possível que o município firme um termo de cooperação com o IFPA, a fim de promover incentivos materiais, financeiros e de mão de obra, com fins de possibilitar a implantação das referidas graduações. Essa indicação baseia-se no fato de que, em nosso município, existe uma grande demanda por mão de obra qualificada, principalmente ligada aos setores de engenharia”, argumentou.

Aprovação
As indicações foram aprovadas e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais de Obras, Luiz Castilho, e de Educação, José Leal.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Pedro Almeida (AscomLeg 2022)