Página inicial > Notícias > Vereadores pedem melhorias na infraestrutura do município

Vereadores pedem melhorias na infraestrutura do município

Novas ações na infraestrutura do município foram requisitadas na sessão ordinária desta terça-feira (21).

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 13h09

Revitalização de ruas

Um estudo de viabilidade de revitalização das vias públicas do Bairro São Lucas I, em especial a Rua 05 e a Rua Adelson Lemos, foi solicitado pelo vereador Zacarias Marques (PP) na Indicação nº 286/2022.

Segundo contou o vereador Zacarias, a população que reside no Bairro São Lucas I lida cotidianamente com um sério problema de falta de infraestrutura e a situação precária das ruas e avenidas, o que dificulta sobremaneira a vida dos moradores.

Vereador Zacarias Marques

“A carência de pavimentação asfáltica e a grande quantidade de buracos prejudica a trafegabilidade dos veículos e dos transeuntes. A Rua Adelson Lemos, umas das principais vias do bairro, apresenta rachaduras e buracos enormes por toda a sua extensão. Além disso, há uma enorme pedra que bloqueia grande parte da via e obsta a passagem de veículos e pedestres, podendo causar acidentes e ferimentos às pessoas que precisam passar por ali”, revelou o vereador Zacarias Marques.

O legislador ainda contou que nos dias de chuva a rua enche de lama, o que causa transtornos a quem necessita fazer o caminho pela via para ir ao trabalho ou realizar qualquer outra atividade.

Outro transtorno ocorre na rota de transporte escolar, pois o ônibus escolar que realiza a locomoção de alunos residentes naquele entorno, devido às péssimas condições da via, não consegue percorrer o itinerário completo e a parte que percorre, o faz com dificuldade. Sendo assim, as crianças precisam ir ao encontro do veículo e algumas delas percorrem longa distância e são expostas ao risco de acidentes.

De igual modo, a rua 05 apresenta sérios problemas de conservação e manutenção. Por toda a via é flagrante a frequência de buracos e fissuras largas e de grande comprimento, suficientes para impossibilitar o livre trânsito. A via contém desníveis de grandes proporções que além de prejudicar quem precisa transitar por ela, é propensa a causar graves acidentes.

Praça no Nova Vida

A construção de uma praça com academia popular, brinquedos e área gourmet no Bairro Nova Vida foi solicitada pela vereadora Raianny Rodrigues (Pros), por meio da Indicação nº 293/2022.

Vereadora Raianny Rodrigues

A vereadora explicou que esta praça terá inúmeros benefícios, pois será um espaço para a prática de atividades físicas, um lugar saudável e ao ar livre que tem a importante função de contribuir com a qualidade de vida da população, capaz de trazer bons resultados físicos e emocionais ao corpo e a alma, principalmente para a terceira idade.

A praça também vai auxiliar no combate ao sedentarismo e prevenção de sérios problemas de saúde pública como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e até mesmo problemas de ansiedade e depressão.

Denominação da Praça dos Ipês

Por fim, o vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como Zé do Bode (MDB), apresentou ao plenário a Indicação n° 289/2022 solicitando a alteração do nome da praça que está em fase de conclusão na Rodovia PA 160, com a Rua Espanha, para “Praça dos Ipês Ana Cristina Adami Ribeiro".

Vereador Zé do Bode

Para o vereador Zé do Bode, o município de Parauapebas precisa avançar em homenagens que perpetuem as grandes personalidades que ajudaram a construir a cidade.

O parlamentar ainda destacou que a Câmara Municipal de Parauapebas precisa continuar dando exemplo de reconhecimento às personalidades. Para tal, sugeriu que seja realizada a homenagem a Ana Cristina Adami Ribeiro, uma das pioneiras do município de Parauapebas.

Ana Cristina é nora do pioneiro e ex-vereador Milton Ribeiro. A capixaba chegou em Parauapebas em fevereiro de 1982 e casou-se com o pecuarista Hamilton Silva Ribeiro, com quem teve quatro filhos, todos nascidos no município.

Participou ativamente da emancipação do município e contribuiu para o seu desenvolvimento econômico. Tornou-se produtora rural e foi proprietária de casas lotéricas. Cristina, como era chamada e conhecida, faleceu em 2020, deixando um legado de muito trabalho e desafios superados.

Encaminhamento

Após as devidas apresentações, todas as indicações foram submetidas a votação parlamentar. Diante das melhorias que os pedidos vão trazer à comunidade, todas foram aprovadas em unanimidade. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as proposições serão enviadas para análise e implementação, caso haja disponibilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2022)