Página inicial > Notícias > Raianny Rodrigues solicita revitalização de ruas do Nova Carajás e implantação de aulas de zumba em bairros da cidade

A vereadora Raianny Rodrigues (Pros) apresentou duas indicações na sessão ordinária de 9 de agosto, propondo revitalização das vias públicas da sétima etapa do Bairro Nova Carajás (Indicação nº 304/2022); e implantação de aulas de zumba nos bairros Cidade Jardim, VS10, Nova Carajás, Tropical, Vila Nova, Minérios, Alto Bonito e Casas Populares I (Indicação nº 305/2022).

• Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 20h02

Revitalização de vias
Nesta indicação, a legisladora propõe recuperação e revitalização das ruas C 31 quadra 740, C 28, C 29, C 32 e C 33, que se encontram em situação precária, dificultando a vida dos moradores daquela área e a trafegabilidade dos veículos e dos pedestres que passam por ali.

“A recuperação dessas vias será de grande benefício para a comunidade, pois diariamente ocorrem vários acidentes e ferimentos às pessoas que precisam passar pela região. Além do mais, as ruas durante o inverno se enchem de lama e causam transtornos a quem necessita fazer o caminho pela via para ir ao trabalho ou realizar qualquer outra atividade”, reclama Raianny Rodrigues.

Aulas de zumba
Em sua justificativa, a vereadora informa que a atividade de zumba tomou conta das ruas de muitos lugares do estado e país, por ser muito importante para a saúde das pessoas, pois o exercício físico inibe vários problemas e o município de Parauapebas possui bons profissionais para comandar as aulas.

A propositora orienta que, como a zumba tem um ritmo intenso, o ideal é começar aos poucos e parar a aula em caso de presença de dores musculares ou falta intensa de ar, sendo também importante fazer intervalos de um dia de descanso entre os treinos, pois é durante este período que o músculo cresce e se tonifica.

Raianny Rodrigues acrescenta ainda que a zumba é um exercício completo que trabalha o corpo todo, estimulando os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas, e proporciona os seguintes benefícios para a saúde: acelera o metabolismo e emagrece, pois trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura; combate a retenção de líquidos, por melhorar a circulação sanguínea; fortalece o coração, porque o ritmo acelerado aumenta a resistência deste órgão; e alivia o estresse, pois as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo.

A vereadora alerta que antes de iniciar qualquer atividade física o ideal é consultar um médico e um educador físico para fazer uma avaliação corporal e receber orientações sobre a forma correta de praticar os exercícios.

As duas indicações foram lidas em plenário, aprovadas por unanimidade e encaminhadas para serem avaliadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022