Página inicial > Notícias > Câmara aprova pedido de perfuração de poços artesianos, reforma de pontes e revitalização de quadra

Na intenção de contemplar as diversas demandas da comunidade de Parauapebas, os vereadores apresentaram na sessão desta terça-feira (16) indicações requisitando ao Poder Executivo atuação em diferentes setores do município.

• Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 09h24

Uma das demandas urgentes na cidade é a perfuração de poço artesiano para atender ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP). Ao apresentar este pedido ao plenário, por meio da Indicação nº 321/2022, o vereador Elias Ferreira, conhecido como “Elias da Construforte” (PSB), ressaltou que a perfuração do poço artesiano é a solução viável, tanto do ponto de vista técnico como econômico, para impedir transtornos na interrupção do serviço público de atendimento médico hospitalar, já que o HGP concentra o maior número de atendimentos e cirurgias no município.

Vereador Elias Ferreira

Assim, a perfuração do poço artesiano irá beneficiar a população que utiliza do serviço público de saúde, pois o abastecimento regular de água é imprescindível para o desempenho das atividades no hospital público.

A isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para os moradores atingidos por enchentes, desmoronamento ou outras circunstâncias intempéries em Parauapebas também foi objeto de indicação durante a sessão ordinária.

O pedido foi apresentado pelo vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como “Zé do Bode” (MDB), por meio da Indicação nº 322/2022, em que o legislador destacou que a medida tem como objetivo ajudar os contribuintes que sofreram com intempéries e tiveram prejuízos com suas casas, provocados por enchentes, desmoronamentos e deslizamentos.

Vereador Zé do Bode

Segundo assegurou o vereador Zé do Bode, ano a ano o Brasil tem visto se repetir desastres de grandes proporções, relacionados ao ciclo natural das águas, como no verão de 2022, que municípios da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, como Petrópolis, foram seriamente atingidos e seus governantes, de uma maneira ou de outra, buscaram minimizar os prejuízos.

“Consequências ou não das mudanças climáticas, chuvas intensas potencializam enchentes e enxurradas, e em Parauapebas não seria diferente. Porém, com a solicitação de isenção do IPTU, haverá uma minimização dos prejuízos”, alegou Zé do Bode.

O vereador ainda apresentou a Indicação nº 323/2022, requerendo que o Poder Executivo reforme a ponte na Rua Princesa Daiana, no Bairro Altamira, incluindo tabuleiro, corrimão, passarela e limpeza da área.

Conforme explicou Zé do Bode, os moradores do Bairro Altamira, mais especificamente nos arredores da Rua Princesa Daiana, o questionaram sobre a atual situação da ponte. A ponte tem estrutura em concreto armado e um grande rombo em seu tabuleiro, o que coloca em risco de vida os passageiros dos veículos que por ali transitam.

A ponte também necessita de corrimão e guarda corpo na passarela de pedestres, uma vez que os usuários da passarela correm sérios riscos de caírem sobre o córrego. Além disso, há necessidade de limpeza geral da área, que está tomada pelo lixo.

A reforma e revitalização da quadra poliesportiva, situada no Residencial Vila Nova, foi solicitada pelo vereador Leandro do Chiquito, na Indicação nº 324/2022.

De acordo com as explicações do vereador Chiquito, a indicação tem por objetivo atender aos moradores do bairro, que relatam a necessidade da revitalização e a reforma geral da quadra poliesportiva, situada na Avenida 2, esquina com a Rua 15, no Bairro Vila Nova.

Vereador Leandro do Chiquito

“A quadra se encontra com a estrutura física comprometida, necessitando de serviços de pintura, implicado nas atividades realizadas em suas dependências, além de colocar em risco as pessoas que praticam suas atividades esportivas na referida quadra. A reforma da quadra poliesportiva é de grande relevância social, sobretudo, para os moradores, que a têm como única opção de lazer”, finalizou Leandro do Chiquito.

Ante a relevância dos pedidos, todas as indicações foram aprovadas em unanimidade e serão enviadas à administração municipal para análise e implementação, em caso de disponibilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)