Página inicial > Notícias > Léo Márcio propõe instalação de mecanismo sonoro de orientação nos semáforos

Léo Márcio propõe instalação de mecanismo sonoro de orientação nos semáforos

Com o objetivo de facilitar a mobilidade da população, o vereador Léo Márcio (Pros) propôs, por meio da Indicação nº 330/2022, a instalação de mecanismo sonoro de orientação para pessoas com deficiência visual, baixa visão, mobilidade reduzida e idosos, nos semáforos para pedestres.

• Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 11h30

Léo Márcio - Pros

“Semáforos inteligentes são fundamentais para melhorar as condições de deslocamento e segurança às pessoas que percorrem as ruas de nossa cidade diariamente e enfrentam dificuldades para atravessar as vias. Ressaltamos que o poder público deve ser proativo em adotar medidas que garantam trânsito seguro para todos”, enfatizou o parlamentar na justificativa do pedido.

Outra providência necessária, de acordo com Léo Márcio, é a instalação de piso tátil nas calçadas para indicar os locais com o semáforo sonoro, bem como equipamento que emita sons do tipo “bip-bip” indicando que a via está segura para a travessia do pedestre.

“O dispositivo dispara um ‘bip’ mais pausado quando o sinal está verde para o pedestre. Já o disparo mais rápido mostra que o tempo de travessia está terminando. O silêncio no semáforo indica que a pessoa deve aguardar para atravessar a rua”, explicou.

O vereador encaminhou junto com a indicação um anteprojeto de lei dispondo sobre a regulamentação do mecanismo sonoro de orientação para utilização como modelo por parte do governo municipal, caso acate a sugestão.

A Indicação nº 330/2022 foi aprovada e enviada para análise do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022