Página inicial > Notícias > Léo Márcio propõe realização de concurso público para médicos e disponibilização de ensino médio na Escola Mário Lago

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (23), o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou duas proposições.

• Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 11h20

Léo Márcio - Pros

Ensino médio
Na Indicação nº 349/2022, o parlamentar propôs ao prefeito Darci Lermen a realização de convênio com o governo estadual para que a Escola Municipal Mário Lago, do Complexo VS-10, passe a receber alunos do ensino médio, preferencialmente no período noturno, para atender aos jovens daquela comunidade.

De acordo com Léo Márcio, os alunos da referida região precisam percorrer uma enorme distância para frequentar a escola de ensino médio mais próxima, Irmã Dulce, que fica localizada no Bairro da Paz.

“Pensamos que é possível ceder a escola Mário Lago, por exemplo, no período noturno e, em contrapartida, o estado promover a contratação e envio de professores para a instituição, resultando num atendimento mais eficiente e digno para os jovens que residem na VS-10”, argumentou.

Entretanto, o vereador ressaltou que esta é uma sugestão temporária e que é preciso batalhar para que o governo estadual construa uma escola de ensino médio no Complexo VS-10. “Apesar de o estado estar em falta com o município, não podemos deixar nossos alunos à mercê. Precisamos adotar todas as medidas possíveis para colocá-los em sala de aula digna, com infraestrutura e condições de aprendizado”, destacou.

Concurso público
Na sequência, Léo Márcio apresentou a Indicação nº 350/2022, na qual sugere ao governo municipal que realize concurso público para o provimento de vagas de médicos na rede pública de saúde.

“A medida visa garantir saúde com mais qualidade para os munícipes, tendo em conta que uma das finalidades do concurso público é levar à administração pública funcionários com alta estirpe, bem como prover vagas de especialidades que estão faltando em nossa cidade, a fim de evitar que os cidadãos precisem ir para outras cidades em busca de médicos”, relatou.

O parlamentar destacou ainda que Parauapebas tem estrutura hospitalar robusta e moderna, que precisa preencher cada vez mais com médicos e mais médicos, diminuindo a fila de espera e aumentando a qualidade e dignidade da população.

Encaminhamento
As duas indicações de Léo Márcio foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022