Página inicial > Notícias > Zé do Bode e Francisco Eloecio solicitam asfalto para zona rural, praça e construção de polo desportivo

Na sessão ordinária desta terça-feira (6), os vereadores Zé do Bode (MDB) e Francisco Eloecio (Republicanos) aprovaram três proposições requisitando ao Poder Executivo atuação na zona rural e um polo desportivo.

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 11h25

Na Indicação n° 365/2022, Zé do Bode pediu a construção de uma praça com quadra de esporte, academia de ginástica ao ar livre e playground infantil, na Vila Valentim Serra, zona rural do município de Parauapebas.

Vereador Zé do Bode

O vereador explicou que a comunidade não possui nenhuma estrutura pública de lazer, o que faz com que os moradores sejam carentes de opções de lazer. Na área central da comunidade está localizada uma quadra de enormes proporções, designada ao poder público e que hoje abrigaria perfeitamente a instalação de uma área de lazer, proporcionando meio de diversão à comunidade da referida vila.

Já na Indicação n° 366/2022, Zé do Bode pediu à administração municipal que realize pavimentação asfáltica no perímetro que vai da comunidade Lana até a Vila Valentim Serra.

O parlamentar explicou que, partindo de Parauapebas e passando pela região de Tapete Verde, encontra-se a bifurcação conhecida como Lana que, em sentido da direita, chega-se à Vila Carimã, toda em pavimentação asfáltica e no sentido esquerdo e a apenas oito quilômetros chega-se à Vila Valentim Serra, em uma estrada totalmente de terra nua sem acostamento e sem condições seguras de tráfego.

“No período chuvoso os atoleiros e deslizes de veículos são normais e constantes, enquanto no período da seca a poeira e a poaca tomam conta da estrada, dificultando as subidas de ladeiras e a visibilidade dos motoristas, com sérios riscos de acidentes, bem como dificultando o escoamento da produção agrícola dos pequenos produtores, assim como o deslocamento de seus moradores até a sede do município”, alegou Zé do Bode.

Para o Bairro Nova Carajás, o vereador Francisco Eloecio (Republicanos) solicitou, por meio da Indicação n° 371/2022, que o governo municipal construa um polo de oficinas desportivas.

Vereador Francisco Eloecio

O legislador pediu que a prefeitura realize no local o Projeto Esporte e Cidadania e explicou que a Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) exerce suas atividades na região, na praça Maria Luiza Saldanha, porém não possui nenhuma base de apoio para tornar melhor e eficaz os atendimentos. O polo mais próximo fica localizado no Bairro Novo Brasil, o que acaba sobrecarregando e dificultando a realização dos atendimentos.

“Atualmente, o Bairro Nova Carajás não contém estrutura física necessária para atender à necessidade da comunidade, pois a falta desse aparato público prejudica o atendimento à população e limita a execução do projeto de forma eficiente. Como o bairro possui grande extensão territorial e mais de quinze mil famílias residentes, a criação do polo tem o intuito e objetivo de funcionar como uma base de atendimentos e atividades institucionais da secretaria, devendo conter salas administrativas, vestiários, banheiros, quadra coberta e o que for necessário para melhor atender à coletividade”, finalizou  Francisco Eloecio.

Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as três proposições serão enviadas para análise do Executivo Municipal e implementação, em caso de disponibilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)