Página inicial > Notícias > Obras de saneamento básico na zona rural e aumento da segurança nos arredores do Centro Mulheres de Barro são solicitadas por Léo Márcio

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Léo Márcio (Pros) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (6).

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h45

Léo Márcio - Pros

Banheiros e fossas
Na Indicação nº 372/2022, o vereador solicitou a construção de banheiros sanitários e fossas sépticas nos domicílios da zona rural, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), com fins de levar mais dignidade e saneamento básico à população.

“Alguns moradores da zona rural procuraram nosso gabinete para requerer uma pauta bastante específica, mas também necessária, ao povo daquelas comunidades. Sabe-se que muitas casas da zona rural não possuem os banheiros típicos dos lares urbanos, sendo muitas vezes usados espaços improvisados ou sem a devida atenção sanitária”, relatou.

Léo Márcio cita na proposição projetos que foram realizados nos estados da Paraíba e Bahia, nos quais as prefeituras construíram banheiros sanitários em residências da zona rural. “Um projeto como esse leva dignidade, saúde e mais conforto para essas famílias, que passam a ser atendidas com saneamento adequado”, justificou.

Segurança
Em seguida, Léo Márcio apresentou a Indicação nº 373/2022, na qual solicita ao governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), que realize diligências e parcerias urgentes para solucionar a problemática dos usuários de entorpecentes que vivem consumindo e traficando ao redor do Centro Mulheres de Barro’, ponto turístico de Parauapebas.

O parlamentar alega que o Centro Mulheres de Barro é um local tão encantador e importante, que já virou um ponto turístico da cidade. Entretanto, nos últimos tempos o espaço vem sendo negativamente afetado pelo intenso e crescente movimento de usuários e traficantes de entorpecentes na localidade. Tal cenário diminui a atratividade do ponto turístico e impede que o local tenha todo o reconhecimento que merece.

“Por isso, pedimos que o secretário de Segurança olhe urgentemente para aquela área, aumentando tanto as câmeras de videomonitoramento quanto as rondas daquele local, bem como solicite atenção especial do CCO para as denúncias que cheguem daquela comunidade. Solicitamos também que o secretário proceda com tais informações às polícias Civil e Militar, a fim de que as referidas instituições venham atuar fortemente no combate ao tráfico ilícito de entorpecentes que rodeia escancaradamente o Centro Mulheres de Barro”, relatou Léo Márcio.

Além disso, o vereador pede que a equipe responsável tente atuar na recuperação dos usuários que ali transitam, a fim de levar dignidade àquelas pessoas e, por reflexo, retirá-los daquele ambiente.

Aprovação
As duas indicações de Léo Márcio foram aprovadas pelos demais parlamentares e enviadas para análise do governo municipal.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022