Página inicial > Notícias > Aurélio Goiano sugere implantação de centro de qualificação e reciclagem de trabalhadores

Em duas proposições apresentadas pelo vereador Aurélio Goiano (PSD) na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (27), uma foi aprovada em plenário (Indicação nº 378/2022) e a outra (Requerimento nº 20/2022) foi rejeitada pelos demais vereadores.

• Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 18h35

Indicação nº 378
Na primeira proposição, o parlamentar solicitou do governo municipal a construção de um centro de atendimento, qualificação e reciclagem de trabalhadores, pois, segundo ele, existe um passivo de inúmeros trabalhadores que necessitam ser reconduzidos ao mercado de trabalho, voltado ou não para os projetos de mineração.

“Neste sentido, indicamos a criação de um centro de atendimento, qualificação e reciclagem para trabalhadores de Parauapebas em local próprio onde os trabalhadores possam ser qualificados no intuito de serem reencaminhados para o mercado de trabalho, amenizando os anseios dos trabalhadores”, sugeriu Aurélio Goiano.

O legislador prossegue afirmando que há tempos os trabalhadores do município clamam por uma maior atenção do poder público, haja vista que as atividades voltadas ao trabalhador estão sendo tratadas com indiferença pela atual administração, de forma que a instalação desse centro de qualificação e reciclagem será de grande ajuda para os trabalhadores.

“Faz-se necessário que esta indicação seja atendida com urgência, devido à relevância e a necessidade dos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho poder levar o sustento para suas famílias”, destacou o vereador.

Requerimento nº 20
A segunda matéria apresentada por Aurélio Goiano foi um requerimento sugerindo que a Mesa Diretora da Câmara convidasse o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, para que apresentasse explicações ao Poder Legislativo sobre os gastos que ele considera excessivos na respectiva pasta.

“Em rápida consulta ao Portal da Transparência, podemos aferir que a Secretaria Municipal de Saúde está no limite de seus gastos que haviam sido autorizados para este ano, sendo que ainda restam três meses para o término do exercício financeiro”, pontuou.

Em sua avaliação, o engessamento orçamentário gera problemas muito maiores ao município, visto que a escassez de recursos na citada pasta impossibilita a aquisição de medicamentos, insumos etc, ocasionando perdas irreparáveis.

Ainda na justificativa do requerimento, o pessedista disse ter recebido denúncias de mortes no Hospital Geral de Parauapebas supostamente ocasionadas pela falta de suporte e insumos, e por isso fazia a convocação do secretário para apresentar explicações ao Poder Legislativo.

A Indicação nº 378/2022 foi aprovada por unanimidade em plenário e o Requerimento nº 20/2022 foi reprovado pelos demais vereadores.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022