Página inicial > Notícias > Vereadores solicitam limpeza, pavimentação, sinalização de trânsito, criação de linha de crédito e financiamento estudantil

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (11), os vereadores Josivaldo da Farmácia (PP), Joel do Sindicato (PDT), Leandro do Chiquito (Pros) e Léo Márcio (Pros) apresentaram indicações com pedidos de melhorias nas áreas de limpeza urbana, saúde, asfalto, linha de crédito e financiamento estudantil.

• Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 12h48

Limpeza urbana
Por meio da Indicação nº 413/2022, Josivaldo da Farmácia pediu que fosse intensificado o sistema de coleta de entulho em Parauapebas, em especial, em todo o Complexo Altamira.

“O acúmulo de detritos derivados de podas de árvores e restos de construção, bem como qualquer outro lixo que não seja doméstico, pode obstruir a passagem de pedestres em calçadas e dificultar o tráfego de carro e motos nas ruas e avenidas, causando transtornos à população”, relatou.

O vereador ressaltou ainda que com a chegada do inverno a geração de entulho se agrava com a propagação de doenças, proliferação de animais peçonhentos e entupimento de bueiros. Há necessidade também de realizar campanhas de conscientização para o descarte consciente, assim como a plena divulgação do serviço para que o mesmo se torne mais eficiente possível.

Primeiros socorros
Josivaldo apresentou em seguida a Indicação nº 434/2022, na qual sugere que o hospital municipal forneça aos pais e responsáveis orientação de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

“Segundo estudos, o primeiro ano de vida da criança é o que mais necessita de atenção quanto a cuidados com engasgamento, aspiração de corpo estranho e morte súbita, caso não seja socorrida imediatamente. Desta forma, e até mesmo proporcionando mais segurança se algum desses casos vier a acontecer, solicito que seja disponibilizada orientação para que os responsáveis saibam lidar com a situação e evitar o pior. Algumas dessas ações são de rápida e fácil aplicação e podem de fato salvar a vida do bebê”, justificou.

Linha de crédito
Por sua vez, Joel do Sindicato propôs na Indicação nº 420/2022 a criação de linha de crédito via Banco do Povo em favor dos profissionais da beleza - barbeiros, manicures, maquiadores, cabeleireiros, depiladoras e esteticistas.

“Esses profissionais representam um segmento de crescimento cada vez mais expressivo em nosso município, sendo imprescindível, e denota coerência de gestão, o Executivo municipal dar o suporte necessário a esta classe de profissionais, que muitas vezes encontra barreiras para ter acesso a linhas de crédito para tornar seus negócios competitivos e à altura das novas exigências do mercado”, argumentou.

O vereador sugeriu que seja realizado estudo de viabilidade e de identificação in loco de cada profissional da beleza que efetivamente desenvolva suas atividades há pelo menos cinco anos em Parauapebas.

Sinalização
Logo depois, Leandro do Chiquito apresentou a Indicação nº 424/2022, solicitando a fixação de placas de advertência em locais com maior incidência de acidentes de trânsito.

“A instalação das citadas placas de alerta, indicando locais mais propícios à ocorrência de acidentes e situações de perigo, é uma medida preventiva e informativa aos cidadãos, que tende a gerar mais segurança e maior economicidade aos cofres públicos, pois custos de socorro e prejuízos materiais serão reduzidos, e o mais importante, que é a redução no número de vítimas de acidentes de trânsito, garantindo mais segurança para todos”, enfatizou.

Financiamento estudantil
Já Léo Márcio propôs, por meio da Indicação nº 427/2022, a criação de programas municipais de bolsas e financiamentos estudantis universitários, para contemplar munícipes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior privado, semelhante ao que existe no âmbito federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Estamos diante de uma oportunidade de darmos um passo gigante na educação universitária dos parauapebenses. Atualmente, já somos agraciados com excelentes faculdades privadas que ofertam os mais variados cursos. Se tomarmos a iniciativa de criar um Programa Municipal de Bolsas e de Financiamentos Estudantis Universitários, estaremos dando uma chance a mais para nossos jovens carentes e, ainda, fomentando a atividade dessas faculdades, que tanto oferecem para nossa cidade”, justificou.

A sugestão do parlamentar é para que seja criado um comitê especial de servidores das secretarias municipais de Educação, de Governo e do Gabinete, a fim de fazer levantamento sobre as faculdades privadas que se interessariam em participar do programa municipal, bem como junto às instituições privadas do município. E que sejam utilizados, como critério de seleção, o método de inscrição prévia e as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pavimentação
Léo Márcio apresentou também a Indicação nº 433/2022, na qual pede a pavimentação asfáltica das ruas Padre Cícero, Santos Dumont e Arame, no Bairro Nova Vida.

“As referidas ruas precisam urgentemente de atuação do ente público no que tange à pavimentação, limpeza e estruturação, com fins de garantir melhoria e mais mobilidade para nossos munícipes”, informou.

Aprovação
As seis indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e secretários municipais.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022