Página inicial > Notícias > Vereadores sugerem que transporte coletivo seja gratuito na votação do segundo turno

A proposta dos vereadores Israel Miquinha (PT), Rafael Ribeiro (MDB), Raianny Rodrigues e Leandro do Chiquito, ambos do Pros, é que o transporte público de Parauapebas, na zona urbana e rural, seja liberado no dia 30 de outubro, no segundo turno da eleição para presidente da República.

• Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 13h12

O pedido foi apresentado ao plenário na Indicação nº 430/2022, na sessão ordinária de terça-feira (11). Na ocasião, os vereadores explicaram que o exercício de cidadania é um direito e nas eleições de segundo turno para presidente da República será bom para a população ter a oferta de transporte gratuito.

Os parlamentares explicaram que no primeiro turno dessas eleições gerais a abstenção chegou a números estratosféricos, no patamar acima dos 28% da população brasileira. E que, muitos deixaram de exercer o direito ao voto por não ter como pagar o transporte público urbano ou rural para ir votar.

Vereador Israel Miquinha

No primeiro turno das eleições, algumas cidades brasileiras adotaram o esquema de gratuidade no transporte público. “É hora de Parauapebas também seguir esse exemplo e tornar gratuito o transporte público no segundo turno, para facilitar a locomoção dos eleitores”, afirmou o vereador Israel Miquinha.

Assim, muitos cidadãos que deixaram de ir às urnas, devido aos transtornos e dificuldades de ir e vir dos locais de votação, poderão exercer o direito ao voto.

Compreendendo a importância de proporcionar mecanismos que facilitem o acesso aos locais de votação, os demais vereadores aprovaram em unanimidade a proposição, que será enviada para análise do Poder Executivo, que detém a competência de executar o pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)