Página inicial > Notícias > Apoio farmacológico e aumento na frota de ônibus são requisitados pela CMP

Apoio farmacológico e aumento na frota de ônibus são requisitados pela CMP

Na sessão ordinária de terça-feira (18), os vereadores aprovaram três indicações que solicitam ao Poder Executivo municipal melhorias para a comunidade de Parauapebas.

• Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 10h54

Perfuração de poço

Em um dos pedidos apresentados pela vereadora Raianny Rodrigues (Pros), a legisladora requisitou a perfuração de um poço artesiano e a colocação de uma caixa d’água no Bairro Jardim América, no Complexo VS-10.

Vereadora Raianny Rodrigues

Por meio da Indicação nº 446/2022, Raianny contou que a população vem sofrendo com a falta de água que impossibilita os afazeres básicos em suas residências e no comércio local. “A perfuração do poço e a implantação da caixa d’água na comunidade são de extrema necessidade, visto que as famílias que ali residem enfrentam inúmeras dificuldades com a inexistência de água para consumo e as tarefas do dia a dia”, assegurou a parlamentar.

Frota de ônibus

Raianny ainda pediu ao Executivo que aumente a frota de ônibus escolar para todo Complexo VS-10. O pedido foi apresentado ao plenário na Indicação nº 447/2022, em que a parlamentar destacou que os ônibus para atender a todos os bairros do Complexo VS 10, dentre outros, são poucos, visto que a população desses bairros é bastante numerosa e o número de veículos que existe hoje não atende a toda a demanda.

Além disso, os ônibus estão sempre lotados e também quebram com certa frequência, fazendo com que os alunos cheguem atrasados ou nem compareçam às aulas, o que tem gerado transtornos aos moradores daquela região. “O aumento da frota de ônibus trará benefícios para todos que fazem uso desse meio de transporte, principalmente a classe estudantil. Como a gestão está comprometida com os interesses dos cidadãos do município, acredito na tomada de providências que deverá assegurar este serviço com a máxima brevidade e urgência”, garantiu Raianny Rodrigues.

Serviços farmacêuticos

Por sua vez, a vereadora Eliene Soares pediu ao Executivo que crie uma rede de orientação, apoio e atendimento à população com os diferentes serviços farmacêuticos.

Vereadora Eliene Soares

Na Indicação nº 445/2022, a parlamentar ressaltou que o farmacêutico tem o papel de atender e aconselhar a população, sendo muitas vezes o primeiro a dar orientação sobre remédios e seus usos.

“Esse profissional de saúde é imprescindível para orientar pacientes, educar e instruí-los sobre os aspectos relacionados a remédios, garantindo que o medicamento correto seja fornecido ao paciente certo, na dose e formulação mais adequadas. Vale ressaltar que o farmacêutico trabalha com outros profissionais de saúde a fim de garantir que cada indivíduo receba tratamento ideal, observando-se efeitos adversos, validade do produto e posologia, bem como a substituição de um remédio pelo seu genérico”, explicou a vereadora.

Para orientar melhor os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Eliene Soares cogitou ser necessário um profissional que os acompanhe fora dos ambientes hospitalares. Assim, um planejamento farmacológico racional vai auxiliar na cura de pacientes acometidos por diversas patologias.

Portanto, uma rede de orientação, apoio e atendimento à população com diferentes serviços clínicos farmacêuticos vai estabelecer protocolos na rede municipal de saúde que possam melhorar a qualidade de vida do paciente e fortalecer os serviços prestados.

Por fim, a vereadora Eliene Soares garantiu que com essa política pública estratégica será possível controlar a demanda reprimida por medicamentos, bem como garantir seu uso correto e a eficácia nos tratamentos de pacientes, evitando desperdício de recursos públicos. Hoje, para bancar a assistência farmacêutica, a Prefeitura de Parauapebas reserva no orçamento R$ 4 milhões e 100 mil para serviços básicos e R$ 3 milhões para serviços especializados, recurso dentro do qual é possível atender à proposição pleiteada.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)