Página inicial > Notícias > Câmara Municipal pede construção de creches e de passarelas

Câmara Municipal pede construção de creches e de passarelas

A cada semana os vereadores têm apresentado pedidos capazes de transformar a qualidade de vida da comunidade do município. Na sessão ordinária desta terça-feira (25) não foi diferente.

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 11h18

O vereador Josemir Santos (Pros) requisitou ao Poder Executivo a construção de uma creche em tempo integral para o Bairro Brasília. Por meio da Indicação nº 406/2022, ele revelou que esta é uma reivindicação dos moradores do bairro que precisam de aporte para atender crianças nos primeiros anos de vida e dar suporte às mães que precisam trabalhar fora para sustentar seus filhos.

Vereador Josemir Santos

“A educação infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde ela começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, faz descobertas importantes, novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e se desenvolve em todas as áreas do conhecimento. Por isso, é de extrema importância que nossas crianças tenham acesso a unidades educacionais próximo às suas residências”, explicou Josemir Santos.

O parlamentar ainda revelou que viu de perto a necessidade dos moradores do Bairro Brasília, que mal podem esperar para ver seus filhos estudando próximo às suas casas, evitando grandes deslocamentos e a preocupação pela segurança das crianças no trajeto de ida e volta da escola.

O vereador ressaltou também que é obrigação legal dos municípios a garantia da matrícula e da permanência de todas as crianças com idade até seis anos em estabelecimentos educacionais como creches e pré-escolas.

Por sua vez, o vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou a Indicação nº 452/2022, solicitando ao Executivo Municipal a implantação de sinalização semafórica ou passarela elevada com cobertura que liga o Bairro Cidade Jardim ao Partage Shopping Parauapebas, na Rodovia PA-275.

Vereador Joel do Sindicato

Conforme destacou o parlamentar, a sinalização semafórica é uma das soluções mais eficientes para melhorar o fluxo do trânsito. Com o devido estudo e adequação, um grupo semafórico pode influir de forma muito positiva, reduzindo atrasos e proporcionando outras melhorias, como o aumento da segurança viária, controle do direito de passagem dos movimentos de veículos e pedestres com a consequente redução de conflitos entre pedestres e veículos.

Assim, como os semáforos, as passarelas também podem ser uma alternativa eficiente e segura para o trânsito, pois são estruturas instaladas sobre rodovias, vias expressas e ferrovias para dar segurança à travessia de pedestres e ao mesmo tempo não interferir no tráfego dos veículos.

A construção da passarela elevada com cobertura para pedestres na via municipal que passa sobre a Rodovia PA-275, e que dá acesso ao Partage Shopping, trará grandes benefícios para o trânsito, como, por exemplo, a redução de congestionamentos, a diminuição do risco de acidentes com os pedestres, além de proporcionar mais segurança.

“Por se tratar de boas escolhas para resolver os problemas cotidianos da população local, peço que o Poder Executivo inclua no calendário de obras do município a construção de passarela elevada com cobertura para pedestres na via municipal que passa sobre a Rodovia PA-275 e que dá acesso ao Partage Shopping Parauapebas, ou instale semáforos no local”, finalizou o vereador Joel do Sindicato.

Diante da relevância dos pedidos, todas as proposições foram aprovadas pelos vereadores e serão enviadas para análise e implementação da administração municipal em caso de disponibilidade orçamentária.

Texto Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)