Página inicial > Notícias > Implantação de Centro-Dia de Referência e instalação de bocas de lobo inteligentes são propostas por Josivaldo

O vereador Josivaldo da Farmácia (PP) apresentou duas indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (25).

• Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2022, 09h07

Centro-Dia de Referência
A primeira proposição apresentada pelo parlamentar foi a Indicação nº 464/2022, na qual sugere a realização de convênio com o governo estadual para implantar em Parauapebas uma unidade do Centro-Dia de Referência, destinado ao atendimento especializado às pessoas idosas.

Na proposição, Josivaldo explica que o referido centro é uma unidade especializada vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltada ao atendimento de pessoas idosas, prestando um conjunto de atividades visando melhorias na qualidade de vida dessas pessoas, como convivência em grupo, prevenção de situações de risco pessoal e social; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços em sua região e acesso à tecnologia.

“O serviço contribui para reduzir o número de internações médicas e acidentes domésticos com idosos, evitar o isolamento social da pessoa idosa e do cuidador familiar, incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso e evitar outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus-tratos, abandono, violência física e psicológica, dentre outros”, explicou.

O vereador informou ainda que a lei federal que dispõe sobre a organização da assistência social garante o financiamento integral, pelo estado, deste convênio. Em Parauapebas, já foi implantada uma unidade do Centro-Dia, porém, destinada apenas às pessoas com deficiência.

“Contando com uma média de 14 mil idosos e acelerado processo de envelhecimento da população, é imperioso e urgente um investimento em um Centro-Dia, como busca de alternativas de cuidado não asilar, que mantenham os vínculos familiares das pessoas idosas semi-independentes e ofereça apoio às famílias impossibilitadas de prover suas necessidades, contribuindo para a ampliação da Rede de Proteção Social Especial voltada a este grupo populacional”, justificou o parlamentar.

Bocas de lobo
Em seguida, Josivaldo da Farmácia apresentou a Indicação nº 465/2022, solicitando a instalação de bocas de lobo inteligentes em todo o município.

O vereador lembrou que o período chuvoso está se aproximando e, considerando todos os transtornos ocasionados por essa estação do ano, alertou para a necessidade de o governo municipal adotar medidas de prevenção contra alagamentos.

“As bocas de lobo inteligentes consistem em um reservatório em forma de caixa vazada, geralmente de metal, que filtra os detritos carregados pela chuva como garrafas pet ou outros materiais, evitando que o sistema de escoamento seja entupido e impossibilite o normal escoamento da água da chuva. Esse sistema é de fácil manuseio e pode ser descarregado pelos funcionários responsáveis pela limpeza pública municipal com uma boa frequência, mantendo todo o sistema de escoamento das chuvas em pleno funcionamento”, explicou.

Aprovação
As duas indicações de Josivaldo da Farmácia foram aprovadas pelos demais parlamentares e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022