Página inicial > Notícias > Câmara Municipal pede melhorias para população da APA do Igarapé Gelado

Câmara Municipal pede melhorias para população da APA do Igarapé Gelado

Na sessão ordinária de terça-feira (25), o plenário da CMP aprovou a Indicação nº 451/2022 que solicita ao Poder Executivo municipal medidas de melhorias em favor da população residente na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, localizada na zona rural do município de Parauapebas.

• Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2022, 12h14

O pedido de autoria do vereador Joel do Sindicato (PDT), que recebeu apoio dos demais parlamentares, foi oficializado após visita de campo e oitiva de moradores e produtores rurais da APA do Igarapé Gelado.

Vereador Joel do Sindicato

Conforme revelou o legislador, a comunidade necessita da construção de mais uma sala para atendimento clínico, ampliação da cozinha e compra de mobília nova para o posto de saúde.

Outras demandas são a recuperação do campo de futebol ao lado do posto de saúde e a construção de uma academia de ginástica ao ar livre, feita através de isolamento ambiental, uma vez que há constante frequência de animais silvestres, como onças.

Ainda são necessárias a construção de uma quadra de esportes coberta na Escola Municipal Jorge Amado, a reforma total da escola, com manutenção da fiação elétrica, compra de mobília nova, estruturação da sala de informática, iluminação adequada, aquisição de novos quadros, reforma da cozinha, manutenção nos telhados e climatização das salas de aula, melhoria na energia elétrica e a possível compra de um gerador ou instalação de energia solar e reforma ou troca da frota de ônibus escolares com urgência.

“Os alunos da Escola Jorge Amado estão se sentindo abandonados pelo município. Eles clamam por uma quadra de esporte para prática de educação física, pois o campo que eles treinam está bem precário e é distante da escola”, explicou o legislador.

Outra obra que a comunidade anseia é a construção de uma academia ao ar livre, que irá mudar muito a qualidade de vida dos moradores, pois idosos, jovens ou crianças estão com excesso de peso, segundo a técnica de enfermagem que faz o acompanhamento da área onde poderão praticar atividade física.

E, ainda, o transporte público encontra-se precário, porque não existe climatização nos ônibus, as portas estão sendo fechadas com cordas e a caixa de marcha do veículo é improvisada, o que compromete a segurança dos passageiros. Sendo necessário que a frota seja trocada ou consertada com urgência.

Assim, diante de tantas demandas, o vereador Joel do Sindicato, com o aval do plenário da Câmara, pediu urgente ação do poder público municipal na APA do Igarapé Gelado.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)