Página inicial > Notícias > Vereador Joel do Sindicato sugere criação de espaço terapêutico e campanha de prevenção ao câncer de próstata

O vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta quinta-feira (3) duas indicações. A primeira, sugerindo que o governo municipal crie um espaço terapêutico para atender pacientes de atenção psicossocial (Indicação nº 467/2022), e a segunda, propondo que o Poder Executivo deslanche campanha de prevenção ao câncer de próstata denominada mundialmente como "Novembro Azul” (Indicação nº 468/2022).

• Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 19h51

Espaço terapêutico
Para este pedido, o parlamentar justifica que o mesmo tem o objetivo de acolher, prevenir e garantir suporte melhor para os pacientes que já fazem acompanhamento nos centros de atenção psicossocial (Caps) ou que deram entrada na ala psiquiátrica do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) em crise depressiva, seja por tentativa de suicídio ou por qualquer outra doença psicossomática.

Segundo Joel do Sindicato, um dos grandes objetivos de se ter um local adequado é atender aos pacientes de forma mais humana e dar suporte na reabilitação psicossocial. Ele sustenta que será de suma importância o espaço terapêutico, pois lá serão desenvolvidas atividades e práticas integrativas e fitoterápicas com foco na qualidade de vida dos pacientes. O espaço terapêutico vem para somar na prevenção ao suicídio e quaisquer outras doenças psicossomáticas, promovendo o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

“Serão oferecidas todas as terapias necessárias, como jardinagem, arteterapia, musicoterapia etc., de acordo com a prescrição de cada paciente, pois o brilhante trabalhado da equipe multidisciplinar precisa ser expandido. Vale ressaltar que essas terapias já vêm sendo trabalhadas em um pequeno espaço, na própria ala psiquiatra do HGP. Pensando em melhor atender a cada paciente de forma mais confortável e acolhedora, acredito que a iniciativa trará resultados satisfatórios para quem esteja com problemas psicológicos”, explica o legislador.

Prevenção ao câncer de próstata
Nesta proposição, Joel do Sindicato lembrou que o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, e que 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens, apresentando taxas de manifestação da doença cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos de idade.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, revelam que de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a uma média de 44 mortes por dia.

“Fica claro, portanto, que, a exemplo do que tem sido feito com tanto sucesso para a prevenção do câncer de mama nas mulheres, é importantíssimo que sejam realizadas atividades com vistas à promoção da saúde masculina, com foco na prevenção ao câncer de próstata. Espero contar com o apoio dos ilustres pares para aprovar essa proposição que, com toda certeza, em muito contribuirá para a proteção da saúde da população masculina em nosso município”, finalizou Joel do Sindicato.

As duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e encaminhadas para serem apreciadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Foto: Pedro Almeida / AscomLeg2022