Página inicial > Notícias > Léo Márcio propõe utilização de senhas de atendimento sonoro em estabelecimentos públicos e privados

• Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 09h41

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (8), o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou a Indicação nº 487/2022, na qual sugere ao governo municipal que regulamente projeto de lei dispondo sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos públicos e privados, que utilizam senhas de atendimento ao público, a colocarem aviso sonoro, com fins de atender às pessoas cegas ou com baixa visão.

O vereador argumenta na proposição que as pessoas com deficiência visual enfrentam diversos problemas ligados à falta de acessibilidade em órgãos públicos ou instituições privadas, seja no que tange à falta de rampa, seja no aspecto de pegarem senhas que não são chamadas por mecanismo de áudio. Esse fato faz com que seja necessário que tais munícipes fiquem perguntando ao outro sobre a senha que foi chamada.

“Esse projeto que indico para ser regulamentado pelo Executivo tem claros objetivos de acessibilidade, gerando segurança e autonomia aos nossos cidadãos cegos ou de baixa visão. O poder público de Parauapebas, ao regulamentar e aplicar tais medidas, estará mostrando que se preocupa, que zela, que cuida, que atende e que garante os direitos das pessoas com deficiência”, defendeu Léo Márcio.

O parlamentar informou ainda que fez a proposição atendendo a um pedido do senhor Edivaldo Lima, um dos representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas.

A Indicação nº 487/2022 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e logo depois encaminhada para o Executivo Municipal, juntamente com o anteprojeto de lei, como sugestão para elaboração da norma.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022